Matéria > Assistência Social

Representantes da SMAS de Santana participam de Fórum Regional do SUAS

Evento segue com diversas palestras até esta quinta-feira (04).
Paula Monise - 03/07/2019
141 Visualizações
d0a709c515546bd26468a28033d2.jpg Representantes da SMAS de Santana
ASCOM

Representantes da Secretaria de Assistência Social de Santana do Piauí estão participando nesta quarta-feira (04) e quinta-feira (05) do Fórum Regional do SUAS. O evento sediado em Picos é organizado pela Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC-PI) e reúne técnicos, gestores e conselheiros do SUAS de diversos municípios da macrorregião.

O Fórum Regional do SUAS que acontece no auditório da SEMTAS no Piauí Shopping conta com uma vasta programação de palestras e debates que discutem a realidade do SUAS, bem como suas problemáticas e ações para potencializar o desenvolvimento de programas e projetos sociais.

O município santanense é representado no evento pela titular da pasta, Tarciana Bernardes, pelas técnicas Ana Paula Rocha e Lívia Carvalho, e pelos servidores do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Laysson Leal e Cintia Nayara.

A secretária de Assistência Social de Santana do Piauí, Tarciana Bernardes, destaca que a participação no evento é fundamental para o bom desempenho das atividades. “Estamos aqui para nos capacitarmos, adquirir novos conhecimentos e assim aprimorar o trabalho que já desenvolvemos com foco na assistência da nossa população”, disse a secretária.

A diretora de Gestão da SASC-PI, a professora doutora Rosângela Sousa, destacou que o Fórum é uma oportunidade para repensar novas ações para superar problemas.

“Enfrentamos diversos desafios e precisamos conversar sobre eles, pois as deficiências presentes nos municípios são as mesmas que enfrentamos no Estado. Precisamos buscar soluções para estes problemas e neste Fórum nos propomos a isso”, disse a professora.  

Temáticas discutidas

Nos dois dias de evento foram abordadas diversas temáticas fundamentais do setor, entre elas: A Gestão do Sistema único de Assistência Social e o Pacto de Aprimoramento do SUAS, A Vigilância Socioassistencial do SUAS, A Gestão do Trabalho no SUAS,  O Controle Social no SUAS, Acompanhamento Familiar em CRAS e CREAS, O Cadastro Único/ Programa Bolsa Família, Programa Criança Feliz: orientações aos municípios, o Cofinanciamento Estadual da Política de Assistência Social, etc.

O SUAS

O Sistema Único de Assistência Social – SUAS, descentralizado e participativo, que tem por função a gestão do conteúdo específico da Assistência Social no campo da proteção social brasileira.