Matéria > Administração

Prefeitura de Santana inaugura prédio da Associação de Produtores de Lagoa dos Marcelinos

Prédio estava desativado há oito anos e foi novamente entregue a comunidade lagoense.
Paula Monise - 07/07/2019
164 Visualizações
0c34c40a0ac24323a0fc4d22d7d6.jpg Inauguração do prédio

Depois de oito anos desativado e em situação de abandono, o prédio que funcionou por décadas como Escola Moura Rodrigues, na comunidade Lagoa dos Marcelinos, zona rural de Santana do Piauí, foi neste sábado (06) novamente reaberto ao público. O imóvel agora abrigará a Associação de Produtores de Lagoa dos Marcelinos e a Escola de Jovens e Adultos (EJA).

A solenidade de entrega do espaço contou com uma vasta programação que incluiu apresentações culturais, a tradicional dança de quadrilha e animação musical dos Gêmeos do Forró. Dezenas de pessoas, moradores da localidade e de outras comunidades do município prestigiaram o momento.

A inauguração também contou com a presença da prefeita santanense, Maria José de Sousa Moura, vereadores, secretários municipais e lideranças políticas que destacaram a importância da abertura da Associação para os lagoenses.

A obra de reforma do prédio da Associação de Produtores de Lagoa dos Marcelinos foi custeada com recursos próprios da Prefeitura Municipal. Apesar de não ser uma ação que demandou elevada quantia do tesouro municipal tem um forte apelo emocional, pois o prédio é uma memória histórica para os moradores.

Quem aprovou e comemorou a reabertura do prédio foi o professor aposentado, Orlando Joaquim de Moura, de 70 anos. O morador lagoense foi o primeiro professor a lecionar na Escola Moura Rodrigues, para ele, o momento de inauguração é uma alegria e também uma forma de manter viva recordações do passado.

“É uma grande satisfação, maior alegria, ver esse prédio ser reformado e vê-lo reaberto novamente para servir a comunidade. O prédio vai ser para a Associação dos moradores e para mim é uma emoção muito grande, pois fui o primeiro professor, recrutava todo o alunado da região”, enfatizou Orlando Joaquim de Moura.

O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Santana do Piauí, Francisco de Moura Rodrigues, o Netinho, também morador de Lagoa dos Marcelinos, destacou o empenho do poder público municipal na realização de tal ação.

“Essa foi uma escola de muito aprendizado para alunos de toda microrregião de Santana do Piauí. O pátio desse prédio foi palco de muitas festas que marcaram pessoas desta comunidade. Quero agradecer esta prefeita Maria José que tem se mostrado parceira desta comunidade desde o princípio de sua gestão. Agradecer a parceria que tenho com meu primo vereador, Ricardo Rodrigues, do líder político Neli Borges. Quero firmar aqui o compromisso com toda essa comunidade que enquanto continuar a parceria ao lado dessa prefeita, Lagoa dos Marcelinos sempre terá uma pessoa para lutar pelos moradores, disse o secretário Netinho.

O vereador que representa a comunidade Lagoa dos Marcelinos, Ricardo Rodrigues, pontuou a atenção que a Prefeitura de Santana vem tendo com a localidade em meio aos trabalhos realizados de recuperação de estradas, açudes e reformas de prédios.

“A prefeita Maria José vem trabalhando muito por essa comunidade. Fez o desterramento do açude da Lagoa, recuperação de estradas que há anos não ocorriam facilitando a vida dos moradores. A abertura dessa escola também representa muito para nós moradores, serviu como ponto de ensino referência no município e reabri-la novamente é uma emoção pessoal para nós que representamos o povo”, disse o vereador.

O líder político Neli Borges ressaltou a memória dos agentes políticos que se empenharam no passado para também desenvolver a comunidade de Lagoa dos Marcelinos.

“Nesse momento de inauguração precisamos fazer memória aos grandes líderes políticos de Lagoa dos Marcelinos, Chicozinho, Chiquinho Borges e Chico Borges. Políticos que fizeram história nessa comunidade, que buscaram trabalhar pelo seu desenvolvimento e assim a prefeita Maria José também busca trabalhar para trazer dias melhores para os moradores”, comentou Neli Borges.

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura, que realizou o ato simbólico de entrega do prédio falou da alegria em reabrir o prédio, uma reinvindicação constante dos moradores.

“A abertura desse prédio era uma reivindicação constante dos moradores. Sabemos da importância histórica e educacional que a Escola Moura Rodrigues representou para este município e assim vamos agora dar continuidade a esse legado comunitário. Esta não foi uma obra que demandou altos recursos, ou grandiosa na extensão, mas tem uma representação inenarrável para cada lagoense. Vamos pra frente, o prédio da Associação também continuará servindo a comunidade com Educação através da EJA”, frisou a prefeita.

A associada da Associação de Produtores de Lagoa dos Marcelinos, Dalva Moura, agradeceu a gestão municipal pela cessão do prédio, firmando o compromisso de continuar zelando pelo mesmo.

“Vamos continuar zelando pelo prédio da Asssociação. Ele agora será um ponto de acolhimento dos lagoenses, aqui pensaremos no bem da comunidade sempre. Nós desta comunidade externamos nosso agradecimento a prefeita Maria José pela atenção e trabalho realizado, por ter agido com responsabilidade e pensando no bem da coletividade”, concluiu.

Associada Dalva Rodrigues

A reforma

O prédio escolar Moura Rodrigues estava desativado há oito anos, em plena situação de abandono pelo poder público. Mato, instalações deterioradas ameaçavam a ruína da construção.

Na gestão da prefeita Maria José foi feita a limpeza da escola, rebocos nas paredes, ligação da energia elétrica, pintura e troca de janelas.

A edificação foi erguida em 1975 através do empenho do líder político Francisco Vicente de Moura, o Chicozinho. Em 1976, foi aberta a comunidade com a oferta de turmas para alfabetização e séries iniciais.

Na gestão passada foi fechada e deixando de ofertar educação aos moradores, caindo no esquecimento.

O prédio, agora Associação de Produtores de Lagoa dos Marcelinos é uma memória histórica do município que agora volta a ser conservada.

MAIS IMAGENS!