Matéria > Assistência Social

Grupos sociais de Santana participam de encontro festivo em Inhuma

Trinta santanenses participaram do evento festivo.
Paula Monise - 29/07/2019
137 Visualizações
6386a147de3798a8f0b388603f21.jpg Grupo de Santana e técnicos do Social de Inhuma
ASCOM

Neste domingo (28) 30 santanenses que compõem os Grupos Viva a Vida e Esperança, Ação e Vitória, participaram de um encontro festivo no município de Inhuma. O evento realizado no Centro de Convivência que também contou com a participação do grupo de idosos inhumense, de Ipiranga do Piauí, foi uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social de Santana do Piauí e a Secretaria do Trabalho e Ação Comunitária de Inhuma.

O encontro festivo teve uma programação animada com grupo musical de forró, além de serviços de saúde como aferição da pressão arterial, jogos de dominó em grupo, momento da capoterapia e ainda foi servido um almoço para os presentes.

O grupo santanense foi acompanhado pela secretária Tarciana Bernardes e pela equipe técnica da pasta e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). A chegada à Inhuma, às 9h, foi marcada pela calorosa acolhida dos profissionais do Social local.

Quem participou do encontro e adorou a animação foi o idoso, João Vianei Leal, de 66 anos. O integrante há mais de 5 anos do Grupo Viva a Vida fala com alegria da atividade.

“Esse encontro foi bom demais, muita gente. Tá bacana, esse sanfoneiro arraza”, disse João Vianei Leal.

O idoso, Mateus Rodrigues Leal, de 65 anos, comentou da felicidade em participar do evento festivo e rever familiares.

“Esse encontro foi ótimo, já vi meus parentes aqui, já dancei muito. Diversão para mim é bom demais, sou apaixonado por música, festa dançante. Há oito anos participo desse grupo, nunca perdi um forró, os encontros que participamos”, frisou.

Mateus Leal no lado direito da imagem

A festa da terceira idade ainda contou momentos motivacionais através da capoterapia que trabalha a saúde corporal e mental por meio de movimentos físicos e palavras de positividade.

“A capoterapia vai dentro da limitação do idoso, visto que o idoso hoje sofre de artrose, osteoporose, hipertensão, doenças psicossociais. É nesse momento que trabalhamos para que o idoso conheça a ele mesmo, conhecendo seu corpo você começa a se respeitar, possibilitando eles irem bem mais além”, explicou o instrutor da capoterapia, Dênis Costa.

Parceria

O evento festivo, resultado da parceria entre as gestões municipais de Santana e Inhuma aproximou os laços.

O prefeito de Inhuma, Silva Júnior, destacou que a festa da Terceira Idade foi uma oportunidade que permitiu os dois municípios co-irmãos se aproximarem.

“É um prazer receber os amigos de Santana, somos um povo quase irmão. Os vínculos familiares entre o povo de Santana e Inhuma é muito grande. Recebemos todos vocês de braços abertos, é um prazer proporcionar essa festa para os santanenses, o povo de Ipiranga, levando um pouco do que já fazemos com os nossos idosos”, disse o prefeito de Inhuma, Silva Júnior.

Silva Júnior e a secretária Tarciana

A secretária de Assistência Social de Santana do Piauí, Tarciana Bernardes, agradeceu a acolhida recebida, bem como fez um convite para que o grupo de Inhuma também visitasse o município santanense.

“Agradecemos de coração a acolhida recebida pela secretária Rosimar e toda sua equipe, pelo prefeito Silva Júnior, pelo povo de Inhuma que tão bem nos recebeu. Esse era um desejo do nosso grupo de idosos, vir a Inhuma, participar de um momento como esse e estamos realizando. Nós gostamos muito de passear, mas também gostamos de receber e será um imenso prazer receber o grupo de Inhuma em nossa cidade, para conhecerem um pouco da nossa festa”, enfatizou a secretária.

A secretária do Trabalho e Ação Comunitária de Inhuma, Rosimar Pacheco, frisou a alegria em receber os municípios visitantes.

“Para nós foi um alegria muito grande receber os idosos de Santana, Ipiranga. Preparamos uma grande festa que tem a alegria do nosso povo e está sendo muito lindo esse momento”, concluiu.