Matéria > Administração

Sistema de abastecimento de água é inaugurado na zona rural de Santana do Piauí

Sistema é uma parceria da Prefeitura Municipal, Associação de Moradores e SISAR-PI.
Paula Monise - 09/10/2019
245 Visualizações
978a0be7734303b44b3a0ed8480d.jpg Inauguração do sistema
ASCOM

Depois de décadas, água tratada  24 horas por dia na torneira. Essa é a realidade de 535 moradores da comunidade de Lagoa dos Marcelinos, zona rural de Santana do Piauí, após a implantação do sistema de abastecimento de água gerido pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural do Piauí (SISAR-PI).

O sistema que passou a operar no primeiro semestre de 2019 e que conta com 138 ligações domiciliares ativas foi inaugurado na tarde desta terça-feira (08). A solenidade ocorreu na sede da Associação de Moradores e Pequenos Produtores de Lagoa dos Marcelinos e contou com a participação da população e representantes das instituições parceiras no processo de implantação do sistema.

Estiveram presentes a prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura; o gerente de Operações do Instituto Coca-Cola Brasil, Rodrigo Brito; a representante da Fundação Avina, Fernanda Ferreira; o diretor do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí,  Luiz Cláudio Lima Macedo; a presidente do SISAR-PI, Olinda Joana da Conceição Barros, o diretor administrativo e financeiro do SISAR-PI, Milton César Alves da Rocha, o gerente executivo do SISAR-PI, Jairo Meneses Bezerra, o líder político,  Neli Borges,  presidente da Associação de Lagoa dos Marcelinos, Lucineide Rocha, vereadores Ricardo Rodrigues e Clarete Rabêlo; os secretários de governo - Francico Sobrinho (Agricultura), Maria Inês Rocha (Educação), Tarciana Bernardes (Assistência Social), Thizé Leal (Obras), Francisquinho Carvalho (Saúde).

Quem utiliza do recurso natural aprova. A moradora da comunidade de Lagoa dos Marcelinos, Carla Rodrigues, destacou avanços na implantação do novo sistema de água.

"Tudo melhorou, agora temos água 24h por dia, água tratada. Aqui o desperdício era muito grande e por isso faltava água nas casas. Agora em todo domicílio tem água, a qualquer hora, e isso é muito muito bom. Só temos que agradecer", disse a moradora.

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura, destacou a parceria do município na implantação do novo sistema.

" O município possui débitos exorbitantes com a Eletrobras por conta do abastecimento de água.  Pagando com dificuldades as parcelas, a gestão foi orientada a buscar parceiros para gerir os poços artesianos. Assim chegamos ao SISAR-PI que chegou na comunidade, mobilizou, forneceu as orientações necessárias e iniciou a implantação do sistema. No início houve resistência por parte dos moradores por desconhecer o sistema, mas os representantes da comunidade se mantiveram ativos e passando as devidas orientações. O sistema foi implantado e agora se ganhou em qualidade de vida com água tratada e abastecimento por 24h por dia", afirmou a prefeita.

Maria José lembrou ainda que a comunidade foi modelo, onde o sistema de abastecimento de água também stá sendo implantado na comunidade Barro.

O vereador e representante da comunidade Lagoa dos Marcelinos, Ricardo Rodrigues, falou da aceitação dos moradores.

"Esse sistema só trouxe avanços. Fui uma das pessoas que visitou as residências para colher as assinaturas que autorizavam a entrada do SISAR-PI. Conseguimos 80 assinaturas. No começo as pessoas não queriam, existiram pessoas que se recusaram a assinar e hoje já me dizem que se preciso assinavam para o sistema nunca mais sair. Percebemos que a comunidade aceitou e está satisfeita com o funcionamento do sistema", frisou o vereador.

O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Netinho Moura, também morador da comunidade, agradeceu aos parceiros na instalação do sistema de abastecimento ressaltando  a cobertura satisfatória que atende toda a população local.

“Prefeita, outros gestores irão passar por aqui, mas vocês está deixando sua marca em nossa comunidade, em nome dos moradores e moradoras, muito obrigado pelo abastecimento de água implantado em nossa comunidade, não tenha dúvida de que toda a população irá te agradecer por toda a vida”, pontuou o secretário.

Instituições parceiras

O Gerente de Operação do Instituto Coca-Cola Brasil, Rodrigo Brito, explicou que a empresa está a mais de 70 anos no Brasil e agora também investe em meio ambiente e em acesso a água, apoiando iniciativas como a do SISAR no Piauí.

“Estou muito feliz por isso e espero que esse projeto seja multiplicado para outras pessoas. Com ele ganha a prefeitura, a associação, o governo, as empresas parceiras e a população. Cheguei aqui e já tomei água na casa de seu Mundico e pude comprovar a qualidade”, finalizou Rodrigo.

A representante da fundação AVINA, Fernanda Ferreira, disse que a mesma surgiu há 25 anos e hoje está presente em toda a América Latina, colaborando com o desenvolvimento social em parceria com prefeituras e associações.

“Estamos em cerca de oito Estados, colaborando com projetos como esse aqui em Santana. Em Santana recebemos todo apoio da prefeita Maria José e isso é muito positivo”, destacou Fernanda.

O gerente executivo do SISAR/PI, Jairo Meneses Bezerra, agradeceu à prefeita Maria José (Progressistas), pelo apoio na implantação do sistema SISAR no município, e disse que sua maior satisfação é ouvir moradores e presidentes de associações dizer que nas comunidades atendidas pelo sistema, a exemplo de Lagoa dos Marcelino, tem água com abundancia e de qualidade.

Jairo Meneses destacou que a comunidade Lagoa dos Marcelino recebeu uma nova rede de abastecimento d’água, sendo reaproveitado apenas o poço tubular local, o que dá uma garantia de funcionabilidade por muito tempo, contemplando as demandas atual e futura, mantendo o mesmo padrão de qualidade.