Matéria > Saúde

Saúde de Santana realiza ação do Novembro Azul

Ação foi realizada na sede e comunidade rural.
Paula Monise - 27/11/2019
201 Visualizações
775d10187f2e84373e08828ba5df.jpg Palestra informativa

Em alusão ao Novembro Azul, campanha de conscientização e prevenção ao Câncer de Próstata, a Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça-feira (26) e quarta-feira (27) palestra informativa com o público masculino.

A palestra informativa sobre a temática do Câncer de Próstata é uma iniciativa que teve por objetivo conscientizar os homens santanenses sobre a importância de adotarem cuidados e se prevenirem contra a doença que mais acomete o sexo masculino na faixa etária dos 50 anos. A ação foi realizada na UBS Isaac Borges (sede) e Francisco Pereira de Brito (comunidade Barro).

Ação sede

Ação comunidade Barro

O médico da Saúde da Família, Tallys Luz, destacou que as orientações visam superar preconceitos em torno da doença, bem como esclarecer sobre os sintomas, diagnóstico e formas de tratamento.

“Na palestra debatemos sobre o câncer de próstata, pois existe um misticismo entre os homens, um medo. Então a orientação é para explicar sobre esta doença, os sintomas e quando eles nos devem procurar o atendimento médico para a investigação e diagnóstico. Quando se fala em próstata existe o preconceito dos homens em relação ao exame do toque, onde atualmente o diagnóstico também já é feito pelo exame de sangue – PSA”, explicou o médico.

  

Em relação aos cuidados com a saúde, o médico frisou que os homens ainda são deficientes nesse aspecto e que por essa razão estão mais vulneráveis as doenças do que as mulheres.

“A mulher sempre é mais preocupada com as questões de saúde do que o homem. Para se ter uma ideia o câncer de pele é mais comum entre os homens porque não fazem uso da proteção solar e estão mais expostos ao sol”, frisou.

O Novembro Azul

O movimento mundial Novembro Azul surgiu em 1999, visando conscientizar os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde, e desde então, o mês é marcado por ações que contribuem para a melhoria da qualidade e expectativa de vida da população masculina.

O tumor nesta pequena glândula – localizada na parte baixa do abdômen, à frente do reto e logo abaixo da bexiga – atinge principalmente os idosos. De acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), são estimados mais de 61.000 novos casos da doença no país, para o ano 2017.