Matéria > ASCOM

Diretor do DER-PI visita Santana do PI e garante que obra de recapeamento da PI-375 será retomada

Obra deve ser iniciada ainda no primeiro trimestre de 2020 com prazo de conclusão de 90 dias.
Paula Monise - 16/01/2020
50 Visualizações
642f3e2868a9ce1f668fa7b557a4.jpg Direção do DER-PI visita o município santanense
ASCOM

Na manhã desta quinta-feira (16 de janeiro) o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI), Severo Filho, esteve em Santana do Piauí acompanhado da equipe de engenheiros do órgão para anunciar a retomada da obra de recapeamento asfáltico da PI-375. Serão recuperados 19,3 km de extensão da rodovia estadual que liga o município à cidade de Picos.

O recapeamento asfáltico foi autorizado pelo governador Wellington Dias (PT) em abril de 2017. Em seguida, o serviço de recuperação da pavimentação teve início, mas devido entraves burocráticos a obra foi logo paralisada. Diante dos inúmeros buracos e precárias condições de tráfego na PI, como medida paliativa, executou-se nos anos seguintes a operação “tapa-buraco” pela Prefeitura Municipal e pelo DER-PI.

De acordo com o diretor do DER-PI, Severo Filho, a retomada do recapeamento é uma realidade, onde o recurso foi assegurado e a previsão de conclusão é 90 dias.

“Estamos no município para recomeçar os trabalhos da obra de recapeamento asfáltico desse trecho de Picos a Santana. Já demos a ordem de serviço em Teresina, a empresa está com a documentação preparada, engenheiros já visitaram o município e realizaram os trabalhos preliminares para obra. O dinheiro está garantido através do programa de empréstimos do Finisa por determinação do governador Wellington Dias. Num prazo de 90 dias pretendemos entregar em definitivo a obra”, afirmou o diretor.

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura, tem reivindicado nos três anos de sua gestão a obra de recapeamento. Nesta quinta-feira, mais uma vez reforçou à direção do DER-PI a necessidade emergencial da conclusão do serviço.

“Acreditamos que a obra desta vez será concluída. Essa era uma pauta constante das nossas reivindicações no DER-PI e ao governador. Graças ao apoio do deputado Severo Neto, que junto conosco lutou pela liberação da obra finalmente está próximo de vermos os serviços serem retomados. O recapeamento asfáltico da PI é fundamental para garantir a conservação e manutenção da rodovia, garantir que os condutores trafeguem com maior segurança. Assim como aconteceu na operação “tapa-buraco” vamos acompanhar todo o processo de perto”, frisou a prefeita.

Projeto Mobilidade Urbana

Além do recapeamento asfáltico, o município de Santana do Piauí será contemplado com o projeto de mobilidade urbana do Governo do Estado que asfaltará vias nos municípios piauienses. Um mapeamento das ruas centrais da cidade de santanense foi realizado nesta quinta-feira e a previsão é que no primeiro trimestre de 2020 a obra seja executada.

Na visita da direção do DER-PI à cidade, a equipe foi acompahada pela prefeita Maria José, secretário de Obras Thizé Leal e o vereador Vinicius Leal.