Matéria > Educação

Jornada Pedagógica 2020 é encerrada em Santana do Piauí com momento motivacional

Momento foi conduzido pela diretora do IMH, Irmã Ana Tereza e pela educadora Inês Borges.
Paula Monise - 08/02/2020
199 Visualizações
PMSP-IMG-857b6919e2b07c54f2f.jpg Palestra de encerramento
Folha Atual

Na tarde desta sexta-feira (07) foi encerrada a Jornada Pedagógica 2020 do município de Santana do Piauí. O evento promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura contou com três dias de intensa programação de formação continuada para educadores, colaboradores do Bem-Estar e da Secretaria de Assistência Social.

CONFIRA IMAGENS!

A Jornada Pedagógica que traz como tema central: “Educação na perspectiva da inovação” foi aberta na tarde da última quarta-feira (05), com palestras e momentos de formação para gestores escolares, pedagógicos, colaboradores do Bem-Estar.

Formação com colaboradores do Bem-Estar

Na quinta-feira (06), a programação teve continuidade com momentos místicos, além de palestras voltadas para a Inteligência Emocional e Saúde Mental no Trabalho, assessorada pelo psicólogo Moisés Nascimento; Campanha da Fraternidade, ministrada pelo professor Victor Leal; Transtorno de Aprendizagem ou Dificuldade de Ensinagem, assessorada pela psicopedagoga Janaine Marques e Formação BNCC com a facilitadora Patrícia Gonçalves Nunes.

Psicopedagoga Janaine Marques

Nesta sexta-feira (07), os educadores planejaram as atividades para o ano letivo 2020, bem como interagiram. O momento alto foi a palestra com o tema “Fazer Pedagógico”, ministrada pela Irmã Ana Tereza e momento celebrativo com Inês Borges.  

A palestrante e diretora do Instituto Monsenhor Hipólito, Irmã Ana Tereza, destacou que a temática visa motivar os educadores santanenses para que eles representem encantamento aos educandos na arte do ensinar.

“O educador tem a missão de fazer uma educação de qualidade, a sua eficiência, a sua eficácia. Para isso é necessário ter perspectivas. A presença do educador em sala de aula é para encantar, provocar um novo olhar, um novo sentir, um novo fazer. O que levamos para esses encontros é que o educador seja aquele que faz com que o aluno perceba o encantamento em si do querer aprender naquilo que se faz necessário inovar. Que esse inovar aconteça com o olhar, escutar”, disse a Irmã Ana Tereza.

Irmã Ana Tereza

 A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura, avaliou positivamente a Jornada Pedagógica.

“A Jornada Pedagógica vem fazer com que os nossos educadores, todos que são engajados na Educação, possam aprimorar seus conhecimentos, possam também reavivar os conhecimentos que já possuem, fazendo um intercâmbio  com pessoas de outras localidades, que trazem novas experiências. Foram três dias muito produtivos, onde nos encontramos debatendo sobre diversos temas, pertinentes ao processo educativo e isso facilita a prática da nossa jornada educativa. Encerramos este encontro com a participação da Irmã Ana Tereza que tem uma grande experiência na arte de educar e também para motivá-los”, disse a prefeita.

Prefeita Maria José