Matéria > Educação

Prefeitura de Santana do Piauí promove palestras de aprendizagem e de cunho motivacional com colaboradores

Os participantes foram servidores da Saúde, Assistência Social e Educação.
Renata Santos - 02/10/2023
66 Visualizações
PMSP-IMG-3459623011a9bd93356.jpg

A Prefeitura de Santana do Piauí, na gestão da prefeita Maria José, promoveu uma iniciativa de capacitação para os servidores municipais nesta terça e quarta-feira, 26 e 27 de setembro. O evento contou com palestras de aprendizagem e motivacionais ministradas pelo professor Ricardo Rico, mestre em design de experiências e aprendizagem, vindo de Recife (PE).

Imagens AQUI dia 26!

Imagens AQUI dia 27!

Durante as palestras, Ricardo Rico enfatizou a importância da aprendizagem contínua e do reposicionamento mental e prático para impulsionar a motivação e o engajamento da equipe. Em entrevista ao Folha Atual, ele destacou que, em um cenário pós-pandemia, a formação contínua dos funcionários públicos é fundamental para a inovação no serviço público.

"A mensagem que venho trazer acima de tudo é a questão da aprendizagem. Hoje, mais do que nunca, todos nós estamos buscando aprender a aprender. E não há outro caminho para o gestor público que queira fazer um trabalho inovador, senão investir na formação contínua dos seus funcionários. A prefeita Maria José está fazendo isso de maneira eficiente e eficaz em Santana do Piauí, e vê-la investindo em formação e qualificação do seu quadro de maneira mais ampla, me faz acreditar no trabalho do gestor público ", afirmou o palestrante Ricardo Rico.

Ricardo Rico falou sobre mensagens levadas para colaboardores

As palestras foram divididas em três momentos para atender a diferentes grupos de servidores. Na terça-feira pela manhã, no Centro de Convivência, localizado no centro da cidade, profissionais da Saúde participaram da palestra com o tema "Você é chave: para construir sua visibilidade no serviço público".

Momento com equipe da Secretaria de Saúde

À tarde, foi a vez dos profissionais da Assistência Social, com o tema "Gostar de atender e servir: apreciações e perspectiva", com a palestra sendo promovida na sede do Poder Legislativo.

Momento com colaboradores da Assistência Social

Na manhã desta quarta-feira, os profissionais da Educação se reuniram na Escola Municipal Professor Pascoal Borges Leal para a palestra "Educação e Conquista: uma construção coletiva".

Educadores participantes de palestra

Durante as palestras, Ricardo Rico ressaltou a importância do trabalho em equipe em todos os segmentos, especialmente na educação, onde o trabalho coletivo é fundamental para alcançar indicadores mais eficientes e eficazes.

Presente nesta manhã de quarta-feira, 27, a secretária de Educação, Maria Inês, destacou a importância dessas palestras para os profissionais da educação. Ela mencionou que as palestras abrem novos horizontes para todos os envolvidos. “Essa é uma palestra grandiosa para os profissionais da Educação. Infelizmente, precisamos fazer uma seleção dos professores que estão trabalhando com o segundo, quinto e nono ano, mas sabemos que ela irá contemplar todos os envolvidos. Nós secretários também tivemos a honra de poder fazer uma imersão nesse momento, tendo em vista que essas palestras nos fortalecem e abrem novos horizontes”, afirmou.

Maria Inês, secretária de educação

De acordo com a prefeita Maria José, essas iniciativas de capacitação têm o objetivo de contribuir com o desenvolvimento profissional de seus servidores, visando aprimorar os serviços públicos oferecidos à comunidade.

Prefeita Maria José

“Todos os nossos servidores, em suas áreas de atuação, trabalham com o público, com pessoas diversificadas e de várias localidades, e precisam oferecer um atendimento que proporcione a atenção e sensibilidade do servidor na escuta do que aquele cidadão precisa. Por isso, desenvolvemos estas palestras com o Mestre Ricardo, que possui um currículo nacional, e veio para motivar e proporcionar este momento, que com certeza, fará com que cada servidor repense suas atividades diárias e melhore o atendimento à população”, finalizou a prefeita Maria José.