Matéria > Assistência Social

Assistência Social de Santana do Piauí promove o ‘Dia D’ do Idoso e da Pessoa com Deficiência

Diversas atividades foram desenvolvidas no decorrer do evento
Renata Santos - 28/10/2023
62 Visualizações
PMSP-IMG-d2f84dec1522cf43fa9.jpg

A Prefeitura de Santana do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e demais Secretarias, realizou nesta quinta-feira, 26 de outubro, o “Dia D” do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

Confira AQUI mais imagens!

A ação contou com a participação de homens e mulheres da zona urbana e rural e teve como objetivo comemorar o Dia Nacional da Pessoa Idosa e o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, por meio de atividades que buscam a valorização e o respeito aos mesmos.

Prefeita Maria José prestigiou evento

Na ocasião, foi realizada uma palestra informativa com a advogada Caroline Bernardes. “Eu trouxe informações acerca dos direitos da pessoa com deficiência e do idoso e também abordei sobre dois benefícios previdenciários que eu julgo muito importantes, além de trazer informações sobre aposentadoria por idade do trabalhador rural. Esse momento promovido pela atual gestão é muito importante, pois traz conhecimento sobre temas que muitas pessoas não conhecem, então, é um evento louvável e muito importante na vida dessas pessoas”, disse a advogada.

Dra. Caroline Bernardes proferiu palestra informativa

A ação também contou com um espaço de beleza, onde foram oferecidos serviços de maquiagem, penteados e manicure, além de brincadeiras e atividades esportivas como jogos de dama, dominó e baralho.

Serviços de beleza foram ofertados

Idosos participaram de atividades esportivas

Para que o evento ficasse ainda mais animado, a gestão municipal contratou Zé Gabriel e Banda, que cantou muito forró e a tradicional valsa.

Zé Gabriel e Banda animou o evento

Durante o evento os idosos e pessoas com deficiência desfrutaram de lanche e almoço, e ainda, ganharam bolsa de documentos personalizadas como lembrancinhas.

Lanche e almoço foram partilhados

No final, lembracinhas foram distribuidas

“Nós temos um grupo onde nos reunimos com os idosos semanalmente para realizamos palestras, momentos de lazer, artesanato e outras atividades e no mês de outubro fazemos este evento onde envolvemos todos os idosos, tanto da zona urbana quanto rural, para um momento informativo onde tratamos dos direitos das pessoas idosas e com deficiência, mas também com momentos lúdicos, para que possamos aprender também através da interação”, disse a secretária de Assistência Social, Tarciana Oliveira.

Tarciana Oliveira, secretária de Assistência Social

Durante o momento festivo conversamos também com a idosa Maria da Conceição que falou sobre a alegria por participar da festividade. “Eu estou me sentindo muito bem, porque essas festas para as pessoas idosas são maravilhosas, animam as pessoas que muitas vezes estão de cabeça baixa. A gente se diverte e acaba esquecendo até das doenças. É uma ação muito boa da prefeita Maria José e da equipe dela que sempre está organizando esses momentos alegres para nós”, disse.

Maria da Conceição

Já Erasmo Rocha, pai de Mirelle, residente da Lagoa dos Marcelinos, também manifestou sua felicidade pela festa. “Estou com minha filha e minha esposa se divertindo bastante nesta festa. A gente fica muito tempo parado em casa e quando somos convidados para estas brincadeiras a gente vem com todo prazer”, disse.

Erasmo com a filha Mirelli dançaram bastante

Estiveram presentes no evento a prefeita Maria José; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (COMUDE), Maria de Jesus; os secretários municipais de Governo (Suene Maria), de Obras (José Leal), de Esporte (Glauber Araújo), de Saúde (Layrton Carvalho), de Educação (Maria Inês), de Agricultura (Netinho), de Assistência Social (Tarciana Oliveira) e de Cultura (Josefh Rickson); e ainda, as vereadoras Clarete Rabelo e Elenilza Gabriel; colaboradores municipais e convidados.

Equipe que coordenou evento

 

Entrega de acessórios para locomoção

Aproveitando a presença de pessoas com deficiência e seus cuidadores, a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), fez a entrega de 03 cadeiras de rodas, 05 cadeiras de banho, 02 Andadores e 01 bengala.

Acessórios para locomoção foram entregues

Na oportunidade, também foram entregues carteirinhas de passe livre, que dão o direito aos idosos e às pessoas com deficiência viajarem de graça dentro do território Estadual e Nacional, e ainda, carteirinhas de passe livre cultural.

Carteirinhas foram também entregues

“Nós da Secretaria de Saúde estivemos participando desse momento por meio da entrega de acessórios para locomoção, por meio de parceria do Governo do Estado com os munícipios, através do Centro Integrado de Reabilitação do Estado, onde podemos estar recebendo esses acessórios de acordo com a solicitação de cada paciente e fazendo a entrega para eles”, afirmou o secretário de saúde, Layrton Carvalho.

Layrton Carvalho, secretário de saúde