Matéria > Administração

Santana do Piauí conquista certificação do Selo Ambiental ICMS ecológico 2022

Município foi avaliado com o Selo Ambiental (C).
Renata Santos - 06/11/2022
21 Visualizações
PMSP-IMG-4cd3d24b5a05fad0cb6.png Divulgação

O município de Santana do Piauí conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo ambiental C atingindo 3 dos critérios exigidos pelo edital ICMS ecológico 2022. A conquista acontece em virtude das ações da Gestão Municipal em preservação ambiental. O resultado foi divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), nesta sexta-feira (04). 

O Selo Ambiental é um documento estadual de certificação de desempenho da gestão municipal de Meio Ambiente, habilitando os municípios terem acessos aos recursos oriundos do ICMS Ecológico (imposto que beneficia as cidades pela promoção de políticas e ações de gestão ambiental). 

No decorrer do ano de 2022, com a criação da secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídrico, os trabalhos e ações voltadas para a educação e preservação ambiental se tornaram mais exitosos, junto a parceria das pastas municipais, muitas atividades foram desenvolvidas. “ Nosso compromisso de adotar medidas que melhorem a qualidade de vida da nossa população continua, assim, vamos trabalhar cada dia inovando, buscando melhorar cada vez mais junto as demais secretarias. Os resultados vão nos mostrando que estamos no caminho certo", afirma a Secretária de Meio Ambiente, Cíntia Nayara.

A gestão que tem a frente a prefeita Maria José de Sousa Moura (Progressistas), agradeceu o empenho da equipe envolvida pela conquista do Selo C. 

“Quero agradecer o empenho e dedicação de todos os colaboradores envolvidos na conquista. Este selo comprova que estamos no caminho certo, seguimos em frente trabalhando, buscando melhorar cada vez mais nas ações de preservação ao meio ambiente para conquistar novas categorias", pontuou a prefeita de Santana do Piauí.

Na avaliação, os critérios de pontuação para que os municípios consigam o Selo Ambiental foram: Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Educação Ambiental; Redução de Desmatamento; Redução de Queimadas e Conservação dos Recursos Ambientais; Proteção de Mananciais e Abastecimento Público; Identificação e Mitigação das Fontes de Poluição; Edificações Irregulares; Unidades de Conservação; Legislação sobre a Política Municipal do Meio Ambiente.