Matéria > Saúde

Saúde de Santana promove palestras em alusão à campanha Outubro Rosa

Outubro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama
Renata Santos - 31/10/2023
69 Visualizações
PMSP-IMG-ff592d0f4e1d3abb08f.jpg

A fim de conscientizar e alertar as mulheres santanenses sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Santana do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã de hoje, terça-feira (31), dois encontros alusivos à campanha “Outubro Rosa”. 

O primeiro encontro aconteceu na Unidade Básica de Saúde Isaac Borges, voltado para as mulheres da sede do município e o segundo foi na UBS Francisco Pereira de Brito, do povoado Barro, tendo as mulheres da zona rural como público alvo. Na ocasião, as equipes do programa de saúde da família de cada UBS se encarregaram de explanar as orientações.

Na UBS Isaac Borges a palestra ficou sob a responsabilidade da nova médica da unidade, Gabriela Macêdo, com o auxílio das demais integrantes da equipe como a enfermeira Maria Teresa Guimarães, a assistente social Thuany Bernardes e a psicóloga Thalita Vieira. A prefeita Maria José de Sousa Moura e o secretário de Saúde, Layrton Carvalho estiveram presentes, na oportunidade. 

Já na UBS do povoado Barro as orientações foram repassadas pela enfermeira Elvira Luz e pelo médico Kaio Barros. Após as palestras, foram entregues às pacientes os exames de mamografia realizados durante o último mutirão, através da “Carreta da Mamografia”.

OUTUBRO ROSA
Outubro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. A campanha Outubro Rosa faz um alerta para o cuidado necessário da saúde da mulher, incluindo outros tipos de neoplasias que atingem essa população, como o de colo de útero. Entre formas de combate à doença, a prevenção e o diagnóstico são importantes métodos para a redução da mortalidade e o avanço da enfermidade.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Essa doença também acomete os homens, porém é raro, representando 1% do total de casos da doença. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.