Matéria > Saúde

Secretaria de Saúde realiza palestra informativa em alusão ao Novembro Azul; veja como foi

Renata Santos - 16/11/2023
89 Visualizações
PMSP-IMG-2b4ca5f3b633138feeb.jpg

Nesta terça-feira (14), a Prefeitura de Santana do Piauí, sob a gestão da prefeita Maria José, promoveu por meio da Secretaria Municipal de Saúde, uma palestra informativa em alusão ao Novembro Azul, campanha de conscientização e prevenção ao Câncer de Próstata.

O evento teve lugar na quadra poliesportiva Chiquinho Borges, iniciando com o credenciamento dos participantes e a distribuição de lembrancinhas personalizadas na forma de um boné para os homens presentes.

A prefeita Maria José e o vice-prefeito Sr. Neli Borges estiveram presentes no encontro, que também contou com a presença de parlamentares, agentes comunitários de saúde e membros da comunidade.

O secretário de Saúde, Layrton Carvalho, destacou o objetivo do encontro.

“Estamos aqui mais um ano em um evento muito importante. Neste ano, teremos uma palestra em parceria com o médico urologista e cirurgião geral, Dr. Éder Rocha, no qual abordaremos questões relevantes para a saúde dos homens. Trata-se de uma atividade de extrema importância, pois tem como objetivo conscientizá-los sobre a importância de cuidar da própria saúde. É importante orientar sobre as propostas e medidas que devem ser adotadas para evitar vulnerabilidades nesse contexto específico”, disse.

A palestra ministrada pelo renomado médico urologista e cirurgião geral Dr. Éder Rocha, que atua tanto no Hospital Regional Justino Luz quanto no Hospital Dr. Oscar e na clínica MEDCENTER em Picos.

Com vasta experiência na área, o Dr. Éder Rocha apresentou informações essenciais sobre a doença, destacando a importância do exame de próstata e de hábitos de vida saudáveis como formas de prevenção.

A população masculina compareceu em grande número ao evento, demonstrando o interesse e a preocupação em relação à saúde prostática. Para garantir a participação de todos, a gestão municipal disponibilizou transporte gratuito para aqueles que residiam no interior e não possuíam meio de locomoção.

A gestora municipal, Maria José, aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os presentes.

 

“O evento marca o nosso trabalho em relação à saúde masculina, focando especialmente na prevenção e no exame de próstata. Durante o mês de novembro, oferecemos oportunidades para a população ter acesso a informações sobre o assunto, contando com a participação de toda a equipe de saúde. Além disso, convidamos um renomado urologista para oferecer orientações precisas e incentivar os homens a buscarem cuidados preventivos. Gostaria de agradecer ao Dr. Eder pela disponibilidade e à Secretaria de Saúde pelo excelente trabalho realizado, assim como a todos os presentes, tivemos uma grande participação da população, inclusive mulheres”, destacou.

O senhor Adão Almeida, está sempre presentes nos encontros em alusão ao Novembro Azul e falou sobre o mesmo.

“Esta não é a primeira vez que participo e entendo o quão importante é esse momento para nossa prevenção e cuidado. É crucial fazer exames regularmente todos os anos para evitar problemas mais graves no futuro, a gente que tem mais idade precisa cuidar ainda mais da saúde”, salientou.

O evento foi encerrado com agradecimentos do secretário de Saúde, Layrton Carvalho, à gestão municipal e a toda equipe envolvida. Além disso, ele explicou aos presentes que receberam um vale exame, que dará direito a realizar o exame do PSA no dia 29 de novembro, tanto na sede do município como na zona rural.

Após o encerramento, todos puderam desfrutar de um lanche.

O Novembro Azul é uma campanha mundial que visa combater o câncer de próstata, que é o segundo tipo mais comum entre os homens. Com ações como palestras, exames de próstata gratuitos e orientações sobre a importância do autocuidado, a campanha busca conscientizar a população masculina sobre a necessidade de estar atenta à saúde e realizar consultas médicas regularmente.

Obras em Santana

A gestão municipal de Santana do Piauí tem se destacado pela sua atuação incansável e dedicação em proporcionar melhorias para a população. Sob o comando da gestora Maria José, a cidade tem vivenciado um momento de transformação, com investimentos em diversas áreas.

Neste contexto, Maria José aproveita a oportunidade para enfatizar o compromisso de sua administração em não medir esforços para impulsionar o desenvolvimento local.

 

“Atualmente, a cidade de Santana do Piauí está passando por uma intensa atividade de construção. Estamos iniciando um projeto de pavimentação poliédrica nessa rua em frente à prefeitura. Além disso, teremos a construção de uma praça, também com o mesmo projeto, graças a uma emenda do Senador Ciro Nogueira e estamos trazendo a pavimentação para outras quatro ruas do município”, disse.

A inauguração da entrada da Cidade, que ocorrerá no próximo 01 de dezembro, será um marco dessa transformação, simbolizando o caráter inovador e visionário do governo local. Foi anunciado a entrega de uma ambulância para a cidade e um outro carro para a assistência social.

Além de ressaltar a importância da educação, ao garantir que todas as escolas sejam equipadas com ar-condicionado, a gestão municipal também se comprometeu com o início da construção de um estádio no próximo ano.