A Prefeitura de Santana do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na noite desta quinta-feira, 16 de novembro, a aguardada final da 8° edição do Intercolegial. A competição, realizada no Poliesportivo Chiquinho Borges, foi marcada pelo espírito esportivo e a integração entre alunos de diferentes escolas e por toda a população santanense.
Veja AQUI mais imagens!
Os jogos foram disputados nas modalidades de futsal e queimada, divididos em categorias Sub-13 e Sub-15. As atividades esportivas foram realizadas entre classes e séries diferentes, proporcionando não apenas competição, mas também momentos de lazer e interação entre os estudantes.
O evento teve início com a formação da mesa de honra, que contou com a presença de autoridades, secretários municipais, vereadores, professores e gestores das escolas participantes.
Mesa de honra do evento
Também participaram do evento a prefeita Maria José e o vice-prefeito, Neli Borges.
Prefeita e vice prestigiaram o evento
Em seguida, uma cerimônia solene de abertura teve lugar, com os atletas trazendo com as bandeiras e entoando os hinos Nacional Brasileiro e de Santana do Piauí.
Entrada das bandeiras
Os jogos foram o ponto alto da noite, iniciando com a partida de queimada entre as seleções das Escolas Severo Maria Eulálio e Ferreira Santos Brito. Em seguida, os torcedores vibraram com dois emocionantes jogos de futsal, primeiro na categoria Sub-13 entre as equipes da Severo e Ferreira, seguido pelo embate Sub-15 entre o 8° ano e o 9° ano, ambos da Escola Severo.
Jogos foram marcados por muita emoção
Ao final dos jogos, a cerimônia de premiação reconheceu o esforço e talento dos participantes, com a entrega de troféus e medalhas.
Entrega de premiações
Na oportunidade, a prefeita Maria José parabenizou os participantes pela competição e anunciou mudanças para a edição do próximo ano. "Agradecemos a todos os atletas que participaram de mais uma edição do Intercolegial. Parabéns a quem competiu e a quem venceu esse momento. Todos os times mandaram muito bem, mas como em qualquer competição, alguém vai ganhar e alguém vai perder, pois isso faz parte do jogo. Próximo ano a competição será diferente, com a semana esportiva acontecendo no horário das aulas, para que todos possam participar, as famílias fiquem tranquilas e os professores estejam ainda mais presentes", disse a gestora.
Prefeita Maria José
Em entrevista, a secretária municipal de Educação, Maria Inês, expressou sua satisfação com o evento, reforçando o compromisso da gestão municipal em promover eventos igualitários para os alunos. "Minha avaliação do campeonato é muito positiva. A cada ano o Intercolegial vem crescendo, porque primamos pela educação como um todo, e nós vemos o esporte como uma prática saudável para a aprendizagem. Para o próximo ano, estamos planejando uma semana esportiva com mais regras, para moldar os alunos e incentivá-los a praticar esportes de maneira saudável, para que cresçam cada vez mais como cidadãos. Quanto à logística da competição, organizamos de forma igualitária para todos, independentemente da localização dos alunos", afirmou.
Secretária de Educação, Maria Inês
De acordo com a secretária, foi disponibilizado transporte para facilitar a participação de todos os estudantes. A disputa entre escolas já é tradição no município, contemplando alunos a partir de 12 anos, das zonas urbanas e rurais.
Torcidas vibraram durante todos os jogos
Preocupada com a segurança de todos, a gestão municipal disponibilizou reforço policial e equipe da Saúde para prevenir qualquer possível imprevisto durante o evento.
Equipe da Saúde esteve presente