Educação de Santana realiza Trilha Pedagógica 2021
Na tarde desta segunda-feira (22) a Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou a abertura da Trilha Pedagógica 2021. O evento educacional e de formação dos profissionais em Educação marca o início do ano letivo.
Veja AQUI mais imagens!
Neste ano, em razão da pandemia e vendo a necessidade do ambiente escolar, a temática central reflete sobre a “Educação santanense na perspectiva de novos desafios”. Estiveram presentes a prefeita Maria José de Sousa Moura (Progressistas), a secretária de Educação Maria Inês Rocha, o secretário de Saúde Layrton Carvalho e a comunidade escolar representada por professores, gestores escolares, colaboradores pedagógicos e coordenadores de ensino.
A palestra magna da tarde foi ministrada pelo psicólogo Moisés Nascimento que abordou a temática “Saúde Emocional – Desafios e Superações”. Na oportunidade, o profissional destacou a importância da recuperação emocional e afetiva para o período letivo.
“Precisamos fortalecer, nos recuperar emocionalmente diante dos inúmeros desafios que enfrentamos. Precisamos enfrentar o medo, agir em prol dos nossos alunos, eles necessitam que os educadores estejam fortalecidos para que as relações se construam positivamente. O mundo mudou, o ambiente da sala de aula mudou, a metodologia também mudou, mas precisamos que o material humano esteja bem para seguir adiante no processo de Educação”, destacou Moisés.
Psicológo Moisés Nascimento
Durante a palestra, o psicólogo apresentou exemplos de como tem sido desafiador atuar em meio a uma pandemia. Moisés Nascimento integra a equipe da UTI Covid do Hospital Regional Justino Luz e frisou que o trabalho vem sendo melhorado diariamente, pois tudo é processo de adaptação.
“Não podemos fazer do problema 90% e apenas 10% de solução. Precisamos estar atentos ao nosso redor, ao nosso papel, para que as soluções sejam 90% e o problema apenas 10%. Quem faz a proporção somos nós através de nossas atitudes”, pontuou o psicólogo.
A secretária de Educação e Cultura de Santana do Piauí, Maria Inês Rocha, ressaltou que recomeçar é preciso, valorizando a vida sempre em primeiro lugar.
“Recomeçar é preciso. Os nossos alunos dependem desde recomeço, precisamos avançar mais. O medo sempre será presente, ele é importante para que atuemos adotando todos os cuidados necessários. Todo esse momento foi planejado, nos sentamos com a equipe da Secretaria de Saúde, discutimos como esse momento seria viável e de que maneira. Criamos um protocolo para retorno das aulas e agora precisamos seguir em frente, valorizando a vida, com cautela, com segurança, mas dando o primeiro passo”, disse Maria Inês Rocha.
Secretária Maria Inês Rocha
A gestora em Educação ainda acrescentou que os esforços para início de aulas hibridas demanda do esforço coletivo de todos. “Todos precisamos nos unir e somar, a Educação de Santana do Piauí depende de todos nós”, enfatizou.
Avaliação do evento educacional
A professora que atua no Ensino Infantil e Fundamental I da Escola Armínio Monteiro, Leidiane Sousa, avaliou positivamente o momento de palestra preparado para os educadores.
“As palestras dele nos encoraja a seguir a vida nesse novo retorno e é de suma importância para voltarmos para sala de aula. Independente de sala de aula é muito motivadora” avaliou a professora Leidiane.
Professora Leidiane Sousa
A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura, esteve presente na abertura do evento e destacou a importância do momento para a educação local.
“Esses momentos são importantes, precisamos renovar nossas esperanças para seguir adiante. Os desafios são muitos, mas eles não podem se tornar maiores do que a nossa capacidade, a nossa vontade de vencer, de somar na vida do outro. Infelizmente vivemos novos tempos, o planejado acaba se modificando inúmeras vezes diante das incertezas, mas não podemos parar”, pontuou a gestora.
Prefeita Maria José
Programação
A programação da Trilha Pedagógica 2021 foi aberta na tarde de ontem. Na manhã desta terça-feira (23) o evento segue com o planejamento escolar. Os educadores estão reunidos e divididos em grupos nas Escolas Pascoal Borges, Severo Eulálio e na Biblioteca Municipal.
Os momentos estão seguindo as normas preventivas à Covid-19.