Em Santana do Piauí, campanha conscientiza população sobre perigo de queimadas
A Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, desenvolveu nesta quinta-feira (19) uma campanha de conscientização sobre os riscos provocados com as queimadas. O crime ambiental comumente vem sendo registrado no município e provocado inúmeros prejuízos, além de colocar em risco a saúde humana.
A atividade envolveu ainda colaboradores das Secretarias de Obras e Assistência Social que percorreram as ruas santanenses compartilhando panfletos e levando a mensagem “Queimada é crime!”.
Para reforçar a reflexão, uma faixa foi fixada nas proximidades da Praça São Pedro, centro da cidade, com a temática: “Queimada é crime! Quem limpa com fogo, coloca vidas em risco”.
O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Santana do Piauí, Francisco de Moura Sobrinho, o Netinho, destacou a importância da campanha.
“Precisamos conscientizar a população sobre os perigos e riscos decorrentes das queimadas. Colocar fogo no mato é crime, gera penalidades. Em Santana, todos os anos, a situação se repete, dezenas de hectares de mata nativa são devastados pelo fogo, animais morrem, a poluição aumenta. Estamos realizando essa campanha, fazendo alerta porque precisamos transformar essa realidade frisou o secretário.
Secretário Netinho participou da campanha
Nos últimos dias, foram registradas de grandes proporções que atingiram a sede urbana e comunidades rurais, provocando um rastro de destruição.
Queimada é crime ambiental
A Lei de Crimes Ambientais, n° 9.605, tem descrito no Artigo 54, a Queimada Urbana, como crime de poluição, que coloca em risco a saúde da população, a segurança de animais, e a destruição da flora. As queimadas urbanas podem gerar multa, podendo configurar crime sob pena de até quatro anos de prisão.