Saúde realiza Plenária Municipal e trata sobre melhorias das ações
Com o intuito de buscar melhorias para o setor da saúde, a Prefeitura de Santana do Piauí, através do Conselho e da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã desta segunda-feira, 27 de março, uma Plenária onde foram elaboradas propostas para serem apresentadas durante a 9º Conferência Estadual e a 17º Conferência Nacional de Saúde.
O evento, que teve como tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia”, aconteceu na sede do CRAS, e contou com palestras e grupos de trabalhos para elaboração de propostas que poderão ser implementadas no Plano Estadual, e posteriormente no Plano Nacional.
Estiveram presentes na Plenária, a prefeita municipal, Maria José; o secretário municipal de saúde, Layrton Carvalho; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ricardo José Gonçalves; a representante dos usuários do SUS do município, Karina Carrara; secretários municipais, servidores da saúde, conselheiros tutelares e a comunidade em geral.
A plenária teve início com o credenciamento dos participantes, seguido pela abertura oficial, onde houve a formação da mesa de honra do evento.
Em seguida, foi realizada a leitura do Regimento Interno da Plenária, onde todos os participantes aprovaram as citações.
Dando continuidade ao evento, os enfermeiros Conceição Portela e Àtila Araújo proferiram uma palestra sobre o tema central, onde apresentaram a importância do SUS, bem como sua retrospectiva histórica e os serviços prestados pelo sistema.
Palestra da enfermeira Conceição Portela
Átila Araújo
De acordo com a prefeita Maria José, trabalhar a temática é de grande importância para que a população santanense tenha conhecimento dos serviços prestados de forma gratuita na saúde nacional, estadual e municipal.
Prefeita Maria José
“Diariamente ouvimos as pessoas falando que o SUS não atende ou que não conseguem marcar nada por lá. Portanto, uma plenária como esta é o momento ideal para fazer o debate e a reflexão necessária, fazendo com que todas as pessoas conheçam o que é oferecido por ele. Assim, podemos garantir os direitos de cada um e o conhecimento sobre o SUS, pois o Brasil é o único país que oferta saúde de forma gratuita e nós precisamos defender esse sistema e lutar pelos direitos e pela democracia”, destacou.
O evento foi seguido pela formação de grupos de debate para elaboração e apresentação de propostas para a construção da Plenária Final, bem como para a eleição dos delegados que irão representar as propostas na etapa macrorregional da plenária.
“Esse é um evento de suma importância, pois traz um tema de grande peso para a saúde, que é a defesa do SUS e da democracia. Aqui é um espaço para debater esse grande tema e formular propostas para melhorar a saúde no âmbito municipal, estadual e nacional, fazendo com que a população continue em defesa pelo SUS e a saúde continue sendo alavancada cada vez mais”, afirmou o secretário municipal de saúde, Layrton Carvalho.