Apresentações culturais, ato cívico e feira do produtor marcam abertura do aniversário de 31 anos de Santana do Piauí
A cidade de Santana do Piauí está festejando o período mais importante do calendário municipal. As festividades comemorativas aos 31 anos de emancipação política foram oficialmente abertas neste domingo, 23 abril.
Logo cedo às 06h30min, representantes do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Educação e o povo em geral se reuniram na praça São Pedro, no Centro, para prestigiar as apresentações culturais com alunos das escolas: Creche Tia Lourdes Dias, Escolinha Municipal Josefa Maria dos Santos, Unidade Escolar Armínio Monteiro e Escola Municipal Raimunda Paulina.
Neste ano a gestão “Uma cidade melhor para todos” da prefeita Maria José e do vice-prefeito Neli Borges comemora com o tema “Cuidar do nosso lugar é valorizar nossa gente”.
Creche Tia Lourdes Dias
Escolinha Municipal Josefa Maria dos Santos
Unidade Escolar Armínio Monteiro
Escola Municipal Raimunda Paulina
Após as apresentações foi realizado o ato cívico com acompanhamento musical da Fanfarra Municipal. A prefeita Maria José e o vice-prefeito Neli Borges ergueram a bandeira de Santana. O presidente da Câmara hasteou a bandeira do Brasil e a bandeira do Piauí foi erguida pelo capitão Gomes, comandante do Grupamento de Polícia Militar de Santana.
Prefeita Maria José e vice-prefeito Neli Borges
Comandante da PM no municípío Capitão Gomes, Presidente da Câmara João Guilherme.
Maria José em seu pronunciamento falou sobre o tema e enfatizou a importância de refletir sobre o papel que cada santanense tem para com o desenvolvimento do município.
“Vivenciamos através das apresentações culturais das nossas escolas, a memória do ontem que se expressa no hoje e já nos aponta para o futuro tudo aquilo que temos feito e que certamente não fugirá da memória dos presentes e nem das futuras gerações de que dia a dia tomam consciência deste cuidado que se deve ter com nosso munícipio. O convite, portanto, ao celebrar esses 31 anos de Santana é que façamos nossa parte para que o melhor aconteça em nosso município, sendo essa uma convocação a todos os corações santanenses para que pulse sempre os sentimentos do cuidado, do compromisso, da responsabilidade em fazer Santana sempre próspera e honrada por todos nós que somos sua gente e que ela tanto ama e cuida. Em nome do poder que me constitui como chefe executiva municipal de Santana do Piauí declaro oficialmente aberta todas as atividades alusivas aos seus 31 anos de emancipação política”, disse.
Imagem aérea por IK Drones
Maria José destacou em entrevista as demais atividades do aniversário e aproveitou para mencionar amigos e parceiros que contribuíram para vários feitos em prol da sociedade. Ela mencionou nomes como o do senador Ciro Nogueira e da senadora Eliane Nogueira, das deputadas federais Margarete Coelho e Iracema Portella, e do deputado estadual Severo Eulálio.
O presidente da Câmara, João Guilherme, destacou que Santana está progredindo e que o resultado é fruto do trabalho da gestão e do povo.
“A gente reflete sobre o passado de Santana, em tudo que aconteceu e todas as famílias que ajudaram a instituir o município. Santana hoje é progresso, é trabalho e a gestão valoriza. São muitos momentos grandiosos”, disse destacando os dias de comemorações.
Logo em seguida, as autoridades visitaram a feira livre do produtor. Na ocasião prestigiaram os produtos da agricultura familiar, exposições de artesanato, comidas típicas, a oficina de maquiagem promovida pela gestão municipal, ao som de muito forró com a cantora Elenilza e Zé Gabriel, juntamente com Assizinho do Acordeon.
Na programação do primeiro dia do aniversário de Santana, terá o jogo da final do Torneio Municipal de Futebol, às 15h, no campo Cajazeiras, entre Queimada da Ema e Santanense.
As comemorações seguem até o dia 30 de abril, com atividades culturais, esportivas, religiosas, entrega de obras como pavimentações, reformas de escolas e da nova sede da Prefeitura Municipal.