Prefeitura de Santana do Piauí promove II Seminário Municipal de Alfabetização
Na manhã desta quinta-feira, 13 de julho, a Prefeitura de Santana do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou o II Seminário Municipal de Alfabetização. O evento, que teve como tema "Avaliar para Ensinar", ocorreu na Escola Municipal Professor Pascoal Borges Leal e reuniu diversos profissionais da educação, com o intuito de capacitar e criar um espaço colaborativo para a troca de boas práticas educacionais.
A abertura do seminário foi marcada pela formação da mesa de honra, composta pela prefeita Maria José; pela secretária municipal de educação, Maria Inês; pelas coordenadoras de ensino Maria de Lourdes, Sandra Maria e Elisete Leal; pela diretora Eva Teresa; pelo nutricionista, James Manoel; pelos formadores Jailton Valdeci e Leiane Maria, além de professores e gestores escolares.
Mesa de honra do evento
Em seguida, os alunos do segundo ano da referida escola encantaram os presentes com uma coreografia junina orientada pelas professoras Francielza e Denise. Esse momento cultural trouxe alegria e descontração ao evento, envolvendo os estudantes de maneira ativa.
Durante o seminário, os profissionais da educação tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e perspectivas. Na oportunidade, a secretária de Educação, Maria Inês, explicou sobre a avaliação das escolas de Santana do Piauí e os índices positivos que têm sido alcançados. Em seguida, a professora Patrícia ministrou uma palestra enriquecedora, abordando aspectos relevantes da alfabetização.
Palestra foi ministrada pela professora e Pedagoga Patrícia Nunes
Após as apresentações, foi oferecido um café da manhã para todos os participantes, proporcionando momentos de interação e troca de ideias. Durante esse período, foram abertos estandes, exibindo materiais produzidos pelos próprios professores ao longo do percurso didático-pedagógico de alfabetização.
Estandes com materiais pedagógicos
O evento também contou com apresentações de boas práticas, nas quais profissionais da educação compartilharam suas experiências bem-sucedidas, visando contribuir com o aprimoramento da alfabetização no município.
"A avaliação que fazemos ao considerar a aprendizagem dos alunos é extremamente positiva. Temos alcançado os objetivos propostos pelo Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa. Nossos coordenadores têm acompanhado de perto o projeto, e os resultados se refletem na sala de aula, nos boletins dos alunos e nas apresentações de projetos de leitura e escrita. Os alunos conseguem atingir as metas propostas pelos professores, que estão à frente desse programa. Ensinar requer aprendizagem, e estamos aqui para compartilhar nossas práticas, porque o foco sempre será o aluno", afirmou a prefeita Maria José.
Prefeita Maria José
O projeto desenvolvido no âmbito municipal serve como base para que representantes das escolas possam apresentá-lo posteriormente à gerência regional e, posteriormente, em âmbito estadual, expondo as atividades propostas nos municípios participantes.
Maria Inês, secretária de educação