Prefeito Adonaldo Cassiano lança projeto para avançar índices educacionais em Santana do Piauí
A meta é avançar a educação santanense! Este foi o compromisso firmado pelo prefeito de Santana do Piauí, Adonaldo Cassiano (Solidariedade), durante o lançamento do Projeto de Complementação da Aprendizagem (PCA), ocorrido na manhã deste sábado (22) na Escola Professor Pascoal Borges.
O evento contou com a participação dos gestores em educação: secretário de Educação Gilmar Rodrigues; do supervisor de ensino Jailton Brito; do assessor técnico Romário Moura, além de professores da Rede Municipal de Ensino que atuarão no projeto.
O Projeto de Complementação da Aprendizagem (PCA) é uma ação educacional promovida pela atual gestão municipal, com o objetivo de aprimorar as aprendizagens dos alunos nos campos da leitura e da matemática. As aulas complementares permitirão avançar os indicadores de qualidade da educação básica avaliada pelas avaliações externas (SAEB e SAEPI) aprimorando conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.
O prefeito de Santana do Piauí, Adonaldo Cassiano, destacou que o projeto foi pensado em melhorar os índices educacionais santanenses e para oportunizar maiores aprendizados aos alunos.
“Este projeto que foi criado aqui é para trazer sucesso para o nosso povo. Acreditem na minha força de vontade e no meu compromisso de trabalhar pela educação santanense. Fazer uma educação participativa, que avança, trazendo resultados”, frisou o prefeito.
O secretário de Educação de Santana do Piauí, Gilmar Rodrigues, explicou que o PCA será desenvolvido em seis escolas santanenses, onde a referida pasta ofertará suporte estrutural e pedagógico.
“As aulas já serão iniciadas no próximo sábado. Nesta semana faremos reuniões com as famílias, pois é muito importante que os pais abracem este projeto. O projeto funcionária nas escolas da sede e comunidades, onde ofertaremos transporte escolar para os alunos que precisarão se deslocar de uma comunidade a outra. Os alunos contarão com um acompanhamento qualificado, com apoio pedagógico necessário para melhorar a aprendizagem e os índices educacionais”, frisou o gestor.
O técnico educacional em Avaliações Externas, Romário Moura, elencou sobre os fundamentos do PCA.
“Esse é um investimento direto da Prefeitura Municipal, da SEME, para que possamos elevar os índices da Educação Básica. Somos avaliados por provas estadual, federal, e a nossa intenção é melhorar a aprendizagem que já é trabalhada dentro da sala de aula, fazendo esse complemento. O foco não é trabalhar resultados em provas, mas desenvolver habilidades amplas na Língua Portuguesa e Matemática”, finalizou.
O professor do Ensino Fundamental, Francinaldo Rodrigues, descreveu sobre a expectativa para o funcionamento do PCA.
“Com o PCA, esperamos melhorar os índices da educação santanense, preparando nossas crianças e adolescentes a ficarem mais preparados para as avaliações extras, como a prova do IFPI. Eu espero que com o PCA possamos levar mais conhecimento para nossas crianças e adolescentes”, relatou.
Funcionamento do PCA
O Projeto de Complementação da Aprendizagem funcionará em seis escolas da Rede Municipal, são elas: Pascoal Borges, Severo Maria Eulálio, Ferreira Santos Brito, Antônio Mariano da Cunha, Raimunda Paulina da Conceição e Armínio Monteiro. O projeto contempla alunos do 2º, 5º e 9º Ano.
As aulas serão ministradas no próximo sábado (29 de março) em escolas referenciais. Os professores e alunos contarão com apoio pedagógico voltado para Língua Portuguesa e Matemática.