Santana do Piauí realiza 1ª Gincana do Conhecimento durante comemorações dos 33 anos de emancipação política
A tarde desta sexta-feira, 11 de abril, foi marcada por um momento histórico e repleto de significado para Santana do Piauí. Como parte das comemorações pelos 33 anos de emancipação política do município, foi realizada, de forma inédita, a 1ª Gincana do Conhecimento, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, com total apoio da Prefeitura Municipal.
O evento aconteceu na Quadra Poliesportiva Chiquinho Borges e reuniu alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) das escolas municipais Ferreira Santos Brito e Severo Maria Eulálio. A gincana teve como objetivo fomentar o desenvolvimento dos pilares educacionais como aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a pensar e aprender a ser.
A solenidade de abertura contou com a composição da mesa de honra, formada pelo prefeito Adonaldo Cassiano, o vice-prefeito Marcos Rezende, o presidente da Câmara, Netinho do Mel, o secretário municipal de Educação, Gilmar Rodrigues, e os gestores escolares Adão de Almeida (Escola Ferreira Santos Brito) e Mayra Rocha (Escola Severo Maria Eulálio).
Em seguida, aconteceu a entrada solene das bandeiras: a Bandeira do Brasil foi conduzida por membros da equipe da Escola Severo Maria Eulálio; a Bandeira do Piauí, pela equipe da Escola Ferreira Santos Brito; e a Bandeira de Santana do Piauí, por membros da comissão organizadora e equipe técnica. O momento cívico foi marcado pela execução do Hino Nacional e do Hino de Santana do Piauí.
Durante sua fala, o prefeito Adonaldo Cassiano destacou a importância do evento para a educação municipal.
“Que alegria estarmos todos reunidos neste momento tão especial para nossa cidade. A primeira Gincana do Conhecimento é um marco na nossa história educacional e um presente para Santana do Piauí em seus 33 anos. Parabenizo todos os envolvidos, alunos, professores, gestores e famílias, que abraçaram essa iniciativa com tanto entusiasmo e dedicação. A educação é uma das nossas maiores prioridades, e seguiremos investindo para oferecer cada vez mais qualidade às nossas crianças e adolescentes. Contem sempre com esta gestão”, declarou.
Já o secretário municipal de Educação, José Gilmar Rodrigues, ressaltou o trabalho coletivo e o empenho de todos os profissionais envolvidos na realização da gincana.
“Hoje celebramos não apenas os 33 anos de Santana do Piauí, mas também a força do trabalho colaborativo em prol da educação. A gincana é o resultado de um esforço que começou ainda em fevereiro, com cada educador se dedicando de corpo e alma para proporcionar essa experiência inesquecível aos alunos. Aqui, vibramos juntos, reconhecemos o valor do trabalho em equipe e, acima de tudo, mostramos que educar é uma missão nobre. Independente do resultado final, todos que participaram já são vencedores”, pontuou.
A programação da gincana foi recheada de atividades que envolveram criatividade, conhecimento, cultura e esportes. Entre as provas, os estudantes apresentaram o nome, cor, mascote e grito de guerra das equipes, criaram perfis no Instagram, participaram de um concurso de forró, apresentaram e descreveram maquetes com aspectos físicos da cidade, realizaram circuitos esportivos, apresentaram talentos artísticos locais, compuseram rimas sobre o aniversário da cidade e participaram de um quiz de conhecimentos gerais.
Advertisement
Mascote Carcara do Severo Eulálio
A ocasião também contemplou a premiação de concursos escolares realizados ao longo dos últimos dias. Na modalidade desenho, foram premiados alunos do Maternal, Jardim I, 1º e 2º ano. Já os estudantes do 3º ao 5º ano participaram da categoria poesia, com belas criações que homenagearam Santana do Piauí.
Após uma disputa acirrada e cheia de emoção, a equipe “Leões do Ferreira”, da Escola Ferreira Santos Brito, sagrou-se campeã da 1ª Gincana do Conhecimento, recebendo medalhas e um dia de lazer como premiação.
Representando a equipe vencedora, o aluno Marlos, do 8º ano, expressou sua empolgação com o evento.
“A gincana foi muito legal! Mesmo com a preparação feita em cima da hora, a gente se uniu, deu o nosso melhor e conseguimos vencer. Agora é só curtir o prêmio e esperar ansiosamente pela próxima edição”, enfatizou.
Fotos
Por Cidadesnanet