Prefeito de Santana do Piauí participa de Marcha em Defesa dos Municípios realizada em Brasília
Por Cidadesnanet
O prefeito de Santana do Piauí, Adonaldo Cassiano, está em Brasília (DF) participando da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, evento que reúne milhares de gestores públicos de todo o país para discutir temas que impactam diretamente a administração municipal. O mesmo esta acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Netinho do Mel e pela secretaria de Governo, Elidyonalda Brito de Sousa.
A Marcha, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), começou nesta segunda-feira (19) e segue até quinta-feira (22), no Centro Internacional de Convenções do Brasil. A programação é intensa, com painéis temáticos, debates com especialistas e encontros políticos que abordam desde a Reforma Tributária até a sustentabilidade fiscal e o financiamento da saúde pública.
Sendo dividida em dois pisos: o piso 3, chamado de piso político, onde ocorrem os principais debates, atendimento técnico individualizado e entrevistas para o podcast da CNM; e o piso 1, o piso técnico, reservado às mais de 45 arenas com orientações, boas práticas e soluções voltadas à gestão municipal. O Espaço do Patrocinador também marca presença nos dois andares, oferecendo inovações para os municípios brasileiros.
Durante entrevista ao portal Cidades na Net, o prefeito Adonaldo destacou a importância da sua primeira participação na Marcha.
“Está sendo um grande privilégio participar pela primeira vez desta mobilização nacional, estamos visitando estandes, dialogando com instituições e reafirmando nosso compromisso com a busca de soluções reais para os municípios, é por meio dos parceiros que conseguimos levar projetos e conhecimento para Santana do Piauí e para todo o país. Estamos aqui lutando por melhorias e avanços para nossa população”, afirmou o gestor.
O estado do Piauí marca forte presença na edição deste ano, com cerca de 150 prefeitos e prefeitas, além de primeiras-damas, secretários e vereadores.
Programação
20 de maio | Terça-feira
- 09h: Sessão Solene de Abertura
- 11h: Autonomia Municipal: A Força que Transforma o Brasil
- 14h: Emendas Parlamentares: Alertas e Orientações
- 14h30: Movimento Mulheres Municipalistas
- 15h: Sustentabilidade Fiscal e Previdenciária – PEC 66/2023
- 17h: Mobilização Municipalista
21 de maio | Quarta-feira
- 08h30: Assembleia Geral – Prestação de Contas da CNM
- 09h30: Reforma Tributária – Comitê Gestor do IBS
- 11h: Desafios da Gestão Municipal
- 14h: Debate com o Congresso Nacional sobre a Pauta Municipalista
- 15h: Panorama da Educação Municipal
- 16h: O SUS no Município: Mais Responsabilidades, Recursos Limitados
- 17h: COP 30 – Federalismo Climático e Prevenção de Desastres
22 de maio | Quinta-feira
- 08h: Palavra Aberta aos Gestores
- 09h: Projetos e Lançamentos da CNM
- 09h30: Governança e Legislativo Municipal
- 10h30: Políticas de Habitação e Saneamento – Ministério das Cidades
- 11h: Resultados da Marcha
- 11h45: Leitura da Carta da XXVI Marcha
- 12h: Encerramento
Simultaneamente às atividades principais, a CNM realiza arenas temáticas voltadas para temas técnicos e operacionais da administração pública municipal. Entre os assuntos abordados estão: Emendas parlamentares e regulamentações; Fundeb e o piso do magistério; Reforma Tributária; Gestão ambiental e políticas públicas; Início de mandatos; Política Nacional Aldir Blanc, entre outros.