Santana do Piauí vive período de “farinhada”
Sempre a partir do mês de junho as famílias santanenses começam a viver o período da colheita da mandioca para a produção de farinha e goma. Nesse ano de 2015 a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, estão promovendo o levantamento da produção tendo em vista a possibilidade de adesão ao programa “Compra Direta” da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).
Como os últimos anos foram caracterizados pela estiagem, a expectativa é de uma boa produção para este ano, daí a preocupação da Prefeitura para que o produto tenha uma boa qualidade e possa ser contemplado pelo programa do governo federal. “Essa é uma forma de valorizar essa produção”, comentou o prefeito.
Para o prefeito Ricardo José Gonçalves a produção da farinha de mandioca é um misto de tradição e negócios. Atualmente existem aproximadamente 50 casas de farinha em Santana do Piauí, fazendo do município um dos principais produtores de toda a região de Picos.
Uma equipe da TV Clube de Teresina, afiliada a Rede Globo no Piauí, esteve em Santana do Piauí, oportunidade em que gravaram uma matéria sobre a produção. Esta será veiculada no Globo Rural no próximo domingo, 16, a partir das 8h00.