Programa Criança Feliz é lançado em Santana do PI
Na manhã desta quinta-feira (17), a Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria de Assistência Social lançou oficialmente o Programa Criança Feliz no município. Cerca de 100 famílias serão assistidas pelo projeto social, que visa a partir do acompanhamento e desenvolvimento de ações o desenvolvimento integral das crianças.
Participaram da solenidade de lançamento, a prefeita Maria José de Sousa Moura (PP), a secretária de Assistência Social, Tarciana Bernardes, representantes das políticas setoriais do Executivo Municipal, usuários dos programas sociais, vereadores, conselheiros tutelares, bem como a sociedade civil organizada.
Na ocasião foi apresentado ao público presente o Comitê Gestor do Programa Criança Feliz que inclui representantes das secretarias de Educação, Saúde, dentre outras. O Comitê é responsável por deliberar diretrizes no funcionamento do projeto no município. Além disso, foram entregues aos visitadores e ao supervisor local os materiais a serem utilizados nas visitas às famílias.
Para a prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (PP), o programa Criança Feliz insere o município no cenário de avanço das políticas públicas em âmbito nacional.
“Esse programa vai melhorar o acesso e a oportunidade de desenvolvimento para nossas crianças. Sabemos que a desigualdade social em nosso país, em nossa cidade ainda é grande. Santana do Piauí inserida neste contexto também busca por melhorias, busca por novas oportunidades. Aqui também existem famílias carentes, em situação de risco social. Contudo, o Criança Feliz vem proporcionar uma assistência mais próxima das nossas crianças na promoção e no desenvolvimento das potencialidades de cada um”, disse a prefeita.
Prefeita Maria José
A secretária municipal de Assistência Social, Tarciana Bernardes, explicou que na última semana os visitadores já mantiveram um contato inicial com as famílias. Segundo ela, para que o mesmo seja articulado de maneira exitosa é necessário que todos os setores trabalhem de maneira unida.
“Ele irá ampliar a rede de atenção e promoção do cuidado integral a primeira infância. Promovendo o desenvolvimento cognitivo, emocional e psicossocial das crianças que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade social. De início serão atendidas cerca de 100 crianças santanenses de 0 a 6 anos, incluindo as gestantes”, frisou.
A mãe da pequena Lorenna Oliveira, Magnália Leal, será uma das famílias assistidas pelo Criança Feliz. De acordo com ela a expectativa em prol do programa é grande, especialmente pelas atividades que serão desenvolvidas com as crianças.
“Já recebi um visitador na minha casa. Estou ansiosa para ver o desenvolvimento da minha família a partir das ações deste programa”, disse a mãe.
Magnália Leal
Equipe do Programa Criança Feliz
Supervisora
Cintia Nayara Gomes
Visitadores
Diana Rocha, Patrícia Moura e Janailia Leal