Prefeita Maria José decreta luto de três dias após morte do ex-prefeito de Santana do Piauí
O município de Santana do Piauí amanheceu de luto nesta sexta-feira (29) com a perda do santanense e ex-prefeito, Manoel Borges Sobrinho, mais conhecido por “Manoel Borges”, de 79 anos. Em decorrência do triste episódio, a prefeita Maria José de Sousa Moura (PP) decretou Luto Oficial de três dias na cidade e a bandeira municipal foi hasteada a meio-mastro na Praça São Pedro, sinalizando o ato.
No decreto, a gestora ressalta que Manoel Borges prestou grandes serviços ao município, especialmente no campo político, sendo um dos articuladores da emancipação político-administrativa do então Povoado Saco do Engano, hoje Santana do Piauí.
"Manoel Borges deixou um grande legado político e histórico em Santana do Piauí. A imagem de um benevolente, batalhador, que lutou por melhorias para nosso município sempre será lembrada. O Luto Oficial é um símbolo da grande perda para nossa cidade", afirmou a prefeita.
Manoel Borges estava internado desde a última quarta-feira (27) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Maria, em Teresina, e na madrugada de hoje sofreu complicações no seu estado de saúde que ocasionaram a sua morte.
Segundo informações de familiares, Manoel Borges há alguns anos sofria de Alzheimer. Nos últimos dias teve uma piora no seu quadro de saúde e necessitou ser hospitalizado.
História política
O santanense Manoel Borges Sobrinho foi vereador de Picos e um dos agentes engajados na emancipação política de Santana do Piauí, em 29 de abril de 1992. Se tornou o primeiro prefeito do município, exercendo mandato eletivo de 1993 -1996. Sua carreira na política foi seguida por seu filho, Valdenilson Dias Borges, que também foi gestor de Santana do Piauí.
Velório
O corpo de Manoel Borges será velado em sua residência, na Praça São Pedro, centro da cidade, posteriormente deverão ser rendidas homenagens na Câmara Municipal de Vereadores.