Moradores comemoram construção de estrada que liga povoados Alegre, Queimada da Ema e Serra do Tanque
Os moradores das comunidades Alegre, Queimada da Ema e Serra do Tanque depois de quase 20 anos de reivindicações tem um grande motivo para celebrar: a abertura e construção da estrada que ligará os respectivos povoados. Iniciada há 15 dias, a obra beneficia mais de 70 famílias santanenses e é executada com recursos destinados pelo deputado estadual licenciado Nerinho (PTB) e Prefeitura de Santana do Piauí.
Atualmente, a construção da estrada encontra-se na fase inicial que é de abertura da via, esta deve ser concluída ainda no presente final de semana. Em seguida, ocorrerá a cobertura do trecho com a pirraça. A nova estrada vicinal tem uma extensão de 3 quilômetros, ligando Queimada da Ema e Alegre à Serra do Tanque.
Abertura da nova via vicinal
O vereador e líder comunitário na Queimada da Ema, Raimundo Honorato de Moura, o Mundinho (PTB) destacou que a obra é uma reivindicação antiga dos moradores.
“É uma reivindicação antiga, cobrávamos há muito tempo. Mas, agora na gestão da prefeita Maria José conseguimos graças a Deus, fomos atendidos, e agradecemos em especial ao deputado Nerinho que está tornando esse sonho realidade. É uma coisa muito boa que beneficia à todos”, disse Mundinho.
A aposentada, Maria de Jesus Moura, 83 anos, disse que a construção da estrada tem sido uma das maiores alegrias vividas nos últimos tempos. Para ela, que possui plantações e um pequeno rebanho bovino na Serra do Tanque, agora será possível assistir mais a propriedade agrícola devido à proximidade entre os povoados.
“Há mais de 20 anos a gente já pedia isso, mas era só promessa. Muita gente que já morreu esperava ver um dia essa estrada feita, alguns nem botavam fé que saísse mais. Agora se vai até de carro pra serra [sorriu], coisa que antes era uma dificuldade. Nós temos umas propriedades, gado, e agora todo dia poderemos ir lá”, frisou a aposentada.
Proximidade é algo que o morador, Francisco Honorato de Moura, também qualifica para falar da nova estrada. Ele que antes percorria 18 km para chegar a Serra do Tanque, tendo como alternativas o Povoado Curralinho ou a sede urbana de Santana do Piauí, agora afirma que com a via serão percorridos apenas 3 km.
“Eu planto lá, tenho propriedades. Todo final de semana quando o maquinário está trabalhando, eu estou lá olhando de perto. Agora encurtou distâncias, tudo pra gente vai ficar melhor”, concluiu.