Operação Carro-Pipa abastece famílias santanenses
Dezenas de famílias que residem em áreas mais distantes do centro urbano de Santana do Piauí, onde não há água encanada, estão sendo abastecidas com o recurso potável através da Operação Carro-Pipa, realizada pela Defesa Civil e pela Secretaria Municipal de Agricultura Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
A Operação Carro-Pipa leva água para os sertanejos do semiárido que no período de estiagem sofrem com a escassez do recurso.
Em Santana do Piauí, as famílias beneficiadas estão concentradas na Chapada do Jabuti, Serra do Tanque, Chapada Velha, Os Fornos, “Pau d’Arco”, Chapada do Barro e Chapada da Lagoa Seca.
O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Santana do Piauí, Francisco de Moura Sobrinho, o Netinho, explicou que para atender toda a demanda o caminhão-pipa do PAC 2, pertencente a frota do município, também está sendo utilizado.
“Na secretaria possuímos o agendamento para todos os proprietários que necessitam da água, onde abastecemos com o carro do PAC. Contamos ainda com a Operação Pipa da Defesa Civil, onde o 3° BEC coordena e atende também as famílias das chapadas. Assim conseguimos contemplar todas as famílias necessitadas”, afirmou o secretário.
Há mais de 20 anos, a Operação Carro-pipa, do Programa de Distribuição de Água Potável no Semi-árido Brasileiro, abastece famílias que sofrem com a estiagem. O Governo Federal estuda novas ações para ampliar o abastecimento à população destas regiões.