Matéria > Educação

SANTANA DO PI: Secretária de Educação avalia como positiva experiência de retorno do ensino presencial

Município iniciou o ano letivo 2021 em formato híbrido (aulas remotas e presenciais).
Paula Monise - 17/04/2021
327 Visualizações
PMSP-IMG-6dc397d119ede27e5d0.jpg Maria Inês Rocha, secretária de Educação
ASCOM

A pandemia por Covid-19 alterou a rotina humana, as relações sociais, o ambiente de trabalho e  educacional. Foi necessário ressignificar, reaprender e se adaptar as transformações. O quer dizer então da escola? A sala de aula física foi expandida no ensino remoto, onde professores e alunos criaram seus  métodos para facilitar a aprendizagem.

Em Santana do Piauí, esta mesma realidade foi vivenciada. No entanto, em 08 de março de 2021, foi necessário recomeçar, retornar para o espaço físico da sala de aula, como local de acolhimento e de muito aprendizado. A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Cultura, da Secretaria de Saúde e comunidade escolar deram-se as mãos para que esse novo começo transcorresse de forma tranquila e segura.

Passados mais de 40 dias da retomada do ensino presencial e remoto na rede municipal, a secretária de Educação de Santana do Piauí, Maria Inês Rocha, fez uma avaliação positiva sobre o método híbrido de aulas, onde as famílias puderam optar pela modalidade de ensino desejada.  

“Eu vejo que a escola no ensino presencial ela está ensinando não só o aluno a ler, escrever, mas estão ensinando valores que ele leva para a vida. Ouvi de uma mãe que as crianças em casa já incentivam os pais a terem maior cuidado na prevenção do vírus, ensinamentos que a escola reforça. Vejo a preocupação dos educadores, em grande parte, estarem inovando as aulas. Por exemplo, os alunos que estão no ensino remoto, os professores tem todo cuidado para estarem buscando avanços na tecnologia, para fazer a aula chegar até eles de forma dinâmica, didática, envolvendo a família”, pontuou a secretária.

Fazer a Educação em tempos de pandemia...

Essa não é uma tarefa nada simples! É necessário cautela, olhar para o cenário atual e fazer uma Educação com qualidade.

Com essas palavras, a secretária Maria Inês Rocha destaca que é necessário superar medos, desafios e dar um passo de cada vez. Se em algum momento for preciso recuar, esta certamente será uma atitude consciente.

“Sabemos que vivemos um dia de cada vez. O medo do vírus todos nós temos, mas temos que passar a coragem que vamos superar esses obstáculos. A gestão da prefeita Maria José é atenta e está em constante avaliação sobre o ensino e suas propostas ousadas. Graças a Deus não tivemos nenhum registro de criança infectada pelo vírus nas escolas. Estamos fazendo esse monitoramento de perto. Até agora tem dado muito certo”, enfatizou Maria Inês.

Para fazer o ensino acontecer de forma segura na modalidade presencial, Educação e Saúde em Santana do Piauí se uniram montando protocolos sanitários, adquirindo insumos preventivos à Covid-19 como medidores de temperatura corporal, álcool em gel, viseiras, entre outros itens. A Vigilância Sanitária tem realizado visitas às escolas, orientado a comunidade escolar e feito monitoramento.

Reunião entre gestores escolares e colaboradores da Secretaria de Saúde

Aquisição de insumos preventivos à Covid-19

Logística

O ensino presencial foi uma alternativa pensada na realidade das famílias que não tem acesso à tecnologia no município e, por essa razão, a aprendizagem foi deficiente nos primeiros meses de pandemia.

Para as famílias das comunidades rurais em que as crianças estudam na sede urbana foi disponibilizado transporte escolar, onde as medidas de prevenção ao vírus são adotadas regularmente.