Matéria > Administração

Momento cívico e missa em ação de graças marcam comemoração dos 29 anos de Santana do Piauí

Em razão da pandemia não aconteceu a tradicional festa em Praça Pública.
Paula Monise - 30/04/2021
95 Visualizações
PMSP-IMG-66e01a5482da1bbec31.jpg Prefeita e vice-prefeito durante momento cívico
Reprodução

O município de Santana do Piauí, localizado no Centro-Sul do Estado, área sertaneja, celebrou nesta quinta-feira (29 de abril) 29 anos de emancipação política. O governo municipal que tem a frente a prefeita, Maria José de Sousa Moura (Progressistas), preparou uma programação celebrativa em consonância com o cenário pandêmico que vivemos.  As atividades resgataram e fizeram reacender nos corações da população santanense todo amor e civismo pela amada terra.

Imagens do Momento Cívico!

Imagens da Missa!

“Santana do Piauí, entre serras e montes nacestes, crescendo sob o céu azul anil”, parafraseando um trecho do hino municipal. Este mesmo sol escaldante e de um azul sem igual marcou o Hasteamento das Bandeiras, evento de abertura da programação.

Na Praça São Pedro, às 7h00, os representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, além de lideranças, colaboradores da Administração Municipal e visitantes participaram do momento.

Momento do hasteamento das bandeiras

As Bandeiras do Brasil, do Piauí e de Santana foram hasteadas pela prefeita Maria José de Sousa Moura, pelo presidente da Câmara, Marcos Vinicius e pelo chefe do Grupamento de Polícia Militar, tenente Gomes.

Durante o momento de civismo, a prefeita Maria José fez a leitura da Mensagem do Executivo dedicada a enaltecer a história de um povo e do município.

Prefeita Maria José levou sua mensagem aos santanenses

"O dia 29 de abril, tem para todos nós o seu diferencial, a partir desta data há vinte e nove anos atrás nos tornamos politicamente um povo mais soberano no tocante à cidadania municipalista. É certo que estamos há dois anos celebrando esta data de maneira diferenciada dada a realidade pandêmica que Santana do Piauí e todo o mundo enfrenta. Mas isso, porém, não tira o sentimento vibrante, entusiasta e festivo que emana em cada cidadão e cidadã santanense de diversas gerações e diversas classes sociais e de seu pluralismo político religioso e social. Assim sendo, não poderia deixar de levar a nossa população neste dia tão festivo as nossas saudações respeitando os pilares da história deste município ", frisou Maria José.

População prestigiou momento cívico

Após o momento do Hasteamento das Bandeiras, a programação seguiu com a mensagem em carro volante que seguiu pelas ruas da sede e comunidades rurais: Barro/Brejinho, Lagoa dos Marcelinos, Lagoa Seca, Engano 1 e 2, Malhada Vermelha, Camarada e Queimada da Ema.

Carro de som levou mensagem em alusão ao aniversário da cidade

O objetivo da atividade foi levar à população que está em casa e/ou local de trabalho uma mensagem de positividade, de esperança pela celebração da importante tão data.

A programação foi encerrada às 19h com a Missa em Ação de Graças, presidida pelo Pe. José Mairton (Veja AQUI mensagem da prefeita durante missa). O momento contou com a participação dos gestores municipais, respeitando as normas sanitárias e preventivas ao novo vírus.

Autoridades participaram da missa em ação de graças

A prefeita Maria José durante suas falas conclamou para que a população também some forças no cuidado ao município.

"Convoco para que nos corações do povo santanense não pulse outros sentimentos senão do cuidado, do compromisso, da responsabilidade em fazer Santana sempre próspera e honrada. Parabenizo a todos os santanenses fazendo uma prece a Deus de que nós possamos celebrar esta data olhando para trás com gratidão, viver o presente em constante oração para que tudo seja feito conforme a vontade de Deus", disse a prefeita.

Deputado Severo com prefeita e vice-prefeito

Presente durante programação a missa em ação de graças, o deputado Severo Eulálio expressou sua alegria em participar da comemoração. “Uma satisfação muito grande retornar aqui em Santana do Piauí e reencontrar tantos amigos e amigas. Reafirmo o meu compromisso de continuar ao lado da prefeita Maria José em busca de melhorias para esta cidade”, ressaltou o parlamentar.

Além da prefeita e do deputado, participaram também da comemoração de aniversário da cidade, o vice-prefeito Neli Borges; o prefeito e vice-prefeito de São José do Piauí; vereadores; secretários municipais e a população em geral.

 

  •