Matéria > Saúde

Santana do Piauí é beneficiada com entrega de equipamentos ortopédicos do Passo à Frente

Programa tem por objetivo tornar acessíveis equipamentos que melhorem a mobilidade de Pessoas com Deficiência.
Paula Monise - 07/04/2017
294 Visualizações
faa1c7b657b535409cebd38ae964.jpg Secretário de Saúde ao lado das assistentes sociais durante entrega dos equipamentos
ASCOM

A população de Santana do Piauí foi beneficiada na manhã desta sexta-feira (07) com a entrega de equipamentos ortopédicos que fazem parte do Programa Itinerante Passo à Frente. O programa tem por objetivo tornar acessíveis equipamentos que melhorem a mobilidade de Pessoas com Deficiência.

Ao todo foram entregues 679 equipamentos ortopédicos, entre cadeiras de rodas, cadeiras higiênicas, órteses e próteses. A entrega e cadastramento dos beneficiados ocorreu no Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela (PREMEN), em Picos.

Participaram da solenidade o secretário Estadual para Inclusão das Pessoas com Deficiência (SEID), Mauro Eduardo Cardoso e Silva; a secretária estadual de Educação e deputada federal, Rejane Dias (PT); a deputada estadual Belê Medeiros (PP); o vice-prefeito de Picos, Edilson Carvalho (PTB); a prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (PP); o vereador Wellington Dantas (PP), além de outros representantes locais e regionais.   

A secretária estadual de Educação e deputada federal, Rejane Dias (PT), destacou o significado social que o Programa Passo à Frente tem representado na vida de dezenas de piauienses que são beneficiados com próteses e órteses gratuitas.

“Estamos hoje fazendo a entrega de mais de 600 equipamentos ortopédicos para pessoas com deficiência. Pessoas que moram em Picos e cidades vizinhas, que terão acesso a estes equipamentos a custo zero. É um programa que vem dando muito certo, oportunizando as pessoas mais carentes e necessitadas a terem seus equipamentos aos moldes ajustados à sua necessidade daquele paciente”, frisou a deputada.

A coordenadora dos projetos itinerantes do Governo do Estado, Rosélia Carvalho, disse que durante a entrega dos equipamentos ortopédicos, os mesmos são ajustados à necessidade do paciente.

“Estamos entregando desde o sapato pro pé diabético, cadeira de rodas, cadeira higiênica, muleta, bengala, são equipamentos que facilitam a mobilidade do paciente. Também estamos tirando medidas e entregando equipamentos. Temos contado com o apoio do Governo do Estado, mas enfrentamos desafios, pois a mão de obra ainda é pouca, principalmente de oficineiros. Uma notícia boa é que as pessoas estão sendo capacitadas para a produção dos equipamentos ortopédicos no Piauí”, disse a coordenadora.

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (PP), enfatizou que o benefício é de suma importância para os santanenses, especialmente porque são equipamentos que possuem um custo elevado.

“Esses equipamentos ajudam pessoas na questão da mobilidade. Vamos receber equipamentos ortopédicos e também cadeiras de rodas. Hoje trouxemos uma pequena representação e num momento próprio dentro do município faremos a solenidade de entrega para os 37 beneficiados. É muito importante, pois são equipamentos caros, que a maioria das pessoas não consegue comprar”, afirmou a prefeita.

O aposentado santanense Luís Manoel de Brito é um dos beneficiados com o Programa Passo à Frente. Ele recebeu a prótese da perna direita e comemora.

“Pra mim será bastante útil, não tinha como comprar. Hoje já saio com ela e vou usar muito”, falou o aposentado.

Já foram entregues equipamentos ortopédicos nos municípios sedes Floriano, São Raimundo Nonato e São João do Piauí.