Matéria > Saúde

SANTANA DO PI: UBS funcionarão em horário integral a partir de agosto

Medida visa aproximar o usuário dos serviços de saúde ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Paula Monise - 20/07/2017
290 Visualizações
e8973d4757124e44dbec43bb3f7b.jpg Apresentação da escala de trabalho aos profissionais que atuam na UBS Isaac Borges
ASCOM

A partir de 01 de agosto, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Santana do Piauí funcionarão diariamente de 07h00 às 17h00, sem fechamento para almoço. A mudança exigiu reorganização da escala de profissionais para que os serviços de saúde ofertados: procedimentos básicos, Sala de Vacinas e Farmácia Básica, funcionem dentro da normalidade nos dois turnos. Já o atendimento médico, este segue mantido até às 13h. 

A escala de trabalho dos profissionais que atuam nas UBS - Isaac Borges e Francisco Pereira de Brito estão sendo apresentadas nesta quinta-feira (20) e sexta-feira (21).

A Coordenadora da Atenção Básica de Santana do Piauí, Valéria Albuquerque, explicou que o “novo” regime de funcionamento das UBS visa adequar-se aos critérios de qualificação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

“Diante da necessidade de oferecer um maior atendimento aos usuários, a Secretaria de Saúde se reuniu para realizar esta mudança. De fato, a Unidade Básica de Saúde ficará aberta às 40 horas, sem fechar para horário de almoço, oferecendo todos os serviços nos dois horários", disse a coordenadora.

Valéria Albuquerque ainda acrescentou que outra mudança a ser implantada na SMS será a distribuição dos medicamentos via Farmácia Básica que agora contará com pontos de estoque dentro das UBS. A iniciativa torna acessível o medicamento ao usuário das comunidades rurais, onde este agora não mais necessita se deslocar a sede urbana do município para solicitar remédios.

O secretário municipal de Saúde, Francisco José de Carvalho, destacou que as mudanças que estão sendo adotadas na pasta vão ao encontro da reivindicação popular e da Administração Municipal.

“Somos cobrados da prefeita Maria José e da população pela prestação de um serviço de qualidade. Nossa meta com estas mudanças é estar de portas abertas para sempre atender da melhor maneira possível o usuário, pois nosso trabalhado é oferecer serviços de saúde com qualidade aos santanenses”, frisou o secretário.

 

Ampliação do Serviço Odontológico

Com o objetivo de descentralizar serviços de saúde, em agosto deste ano, o atendimento odontológico será restabelecido na Unidade Básica Francisco Pereira de Brito, localizada no Povoado Barro. A meta futura é instalar nos demais postos de Saúde da zona rural, Lagoa Seca, Lagoa dos Marcelinos e Queimada da Ema a cadeira odontológica.