Matéria > Agricultura

Prefeitura de Santana implanta sistema de abastecimento de água para famílias da zona rural

Oito famílias que residem na comunidade Serra do Tanque foram beneficiadas com a ação.
Paula Monise - 24/08/2017
308 Visualizações
ceeeb6e0b3893eaebd70cbd4f1be.jpg Prefeita Maria José ao lado dos beneficiários
Paula Monize

Ter água potável caindo diretamente da torneira parece ser uma realidade comum nos dias atuais. Mas para oito famílias que residem e/ou possuem propriedades rurais na Comunidade Serra do Tanque, zona rural de Santana do Piauí, ela começa agora.

Na manhã desta quinta-feira (24), a Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos implantaram o sistema de abastecimento de água na localidade. A rede composta de 2.200 metros de canos levará água encanada para as famílias santanenses que comemoraram a iniciativa do poder público.

Para o agricultor aposentado, Francisco Firmino de Sousa, que há 25 anos possui uma propriedade rural na comunidade, a chegada da água encanada representa tempos de avanços.

 __ Isso é importante demais, ter água encanada em casa era algo que já buscávamos há muito tempo. A prefeita Maria José fez algo muito bom para nós. Vamos agora é trabalhar, pois com água tudo fica mais fácil.  Em uns tempos mais atrás ou a gente comprava água ou trazia de Santana, afirmou Francisco Firmino de Sousa.

Francisco Firmino de Sousa

Francisco da Cruz Araújo é outro morador que compartilha da alegria de ter água em casa. Ele fala que para ter acesso a água potável era necessário comprá-la.

__ Era muito difícil para nós porque nossa área é vinculada a Santana e o município de Picos não abastecia aqui com o carro-pipa. Então comprávamos água, o que muita gente nem tinha como comprar. Mas agora com esta ação da prefeita vai melhorar muito para nós, disse o agricultor.

Francisco da Cruz Araújo

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (PP), lembrou que a implantação do abastecimento de água para as famílias santanenses foi possível graças à parceria com o prefeito de Picos, Padre Walmir Lima (PT) que disponibilizou o recurso hídrico de um poço artesiano administrado pelo município picoense.

__ “É gratificante quando conseguimos transformar para melhor a vida do povo santanense. Esta ação representa muito para estas oito famílias que tinham acesso a água potável com dificuldade e a partir de hoje esta cena não mais se repetirá. É preciso também agradecer a parceria com o prefeito Padre Walmir que concedeu água do poço de Picos para abastecer as famílias santanenses, frisou a prefeita.   

Prefeita Maria José

O secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Francisco de Moura Sobrinho, o Netinho, explicou que o material utilizado para a implantação da rede de água foi custeado pela Prefeitura de Santana do Piauí. Segundo ele, os próprios beneficiários também somaram esforços e ofereceram  todo auxílio durante o processo de encanação.

__ Foi uma solicitação dos moradores de Santana que sofriam bastante sem água e eles se uniram e foram pedir a prefeita e ela prontamente atendeu esse pedido. Os beneficiários se encarregaram de cavar as valetas para abrigar a encanação e a prefeitura comprou todo o material de encanamento. Concluímos uma ação muito importante e os agricultores estão muito felizes com o benefício. É só ver no rosto a felicidade deles, enfatizou o secretário.