Matéria > Saúde

Saúde de Santana realiza "Dia D" da Campanha de Multivacinação

Dezenas de crianças e adolescentes tiveram a caderneta de vacinação atualizada.
Paula Monise - 16/09/2017
90 Visualizações
6685feec9e431124116ef80681b2.jpg
ASCOM

Na manhã deste sábado (16) a Secretaria de Saúde de Santana do Piauí em cumprimento ao calendário do Ministério da Saúde realizou o “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação. Dezenas de crianças e adolescentes na faixa etária de 0 e menores de 15 anos foram imunizados contra várias doenças - BCG, Hepatite A e B, Febre Amarela, HPV, Tetra Viral, Tríplice Viral, entre outras.

A Unidade Básica de Saúde Isaac Borges, localizada no centro da cidade, recebeu dezenas de crianças e adolescentes que atualizaram a caderneta de vacinação. Uma equipe de profissionais do setor e estudantes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na condição de voluntários, aplicaram as doses das vacinas.

A coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Valéria Albuquerque, frisou que a mobilização também será estendida aos postos localizados na zona rural.

___ A partir de 19 de setembro ampliaremos a campanha por toda a zona rural, onde através de um cronograma de vacinas vamos atender todas as comunidades rurais. A importância da campanha é que as crianças atualizem o cartão de vacina e quando o ser humano recebe uma dose de vacina o seu corpo cria anticorpos, capazes de lutar contra os agentes que causam doenças. Hoje atendemos um público bem expressivo ­­__ disse a coordenadora.

Calendário de vacinação

19/09 - Localidade Barro;

20/09 - Manhã: Queimada da Ema; Tarde: Engano dos Poréns e Camarada;

21/09 - Manhã: Lagoa Seca; Tarde: Lagoa dos Marcelinos;                       

22/09 -Continuação da Zona Urbana   

                    

Em Santana do Piauí, a Campanha de Multivacinação teve início no dia 11 de setembro e segue até o dia 22 do referido mês. Para receber a vacina, é importante que as crianças e adolescentes estejam acompanhados dos pais munidos de documento com foto e carteira de vacinação.

Vale ressaltar que nos dias 19, 20 e 21, período em que ocorre a campanha na zona rural, a sala de vacina da UBS Isaac Borges ficará fechada, funcionando nos dias 18 e  22 de setembro.