Matéria > Agricultura

Secretaria de Agricultura reorganiza funcionamento dos poços artesianos para evitar desperdício de água

A ação tem sido realizada nas comunidades rurais.
Paula Monise - 24/10/2017
189 Visualizações
66d32a70525939feac94bac72c30.jpg Netinho, secretário de Agricultura e Recursos Hídricos
ASCOM

A Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos estão reorganizando os horários de funcionamento dos poços artesianos que abastecem água às famílias que residem na zona rural do município. 

A ação iniciada nas últimas semanas tem por finalidade evitar o desperdício do bem natural, bem como distribuir de maneira mais equilibrada a água nos domicílios.

O secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Francisco de Moura Sobrinho, o Netinho, ressaltou que durante o período de estiagem é comum  reduzir o nível de água no lençol freático e o abastecimento de água começa a ser afetado.

“Estamos fazendo reajustes com relação ao funcionamento dos poços jurisdicionados à Prefeitura de Santana do Piauí, tendo em vista que o desperdício de água é grande, além dos gastos com energia elétrica e manutenção das bombas são constantes. A medida não visa prejudicar nenhum santanense, mas que todos usufruam de maneira igual deste bem que infelizmente é uma fonte que pode se esgotar”, afirmou o secretário.

Diante da situação atual, Netinho ainda fez um apelo à população santanense para que evitem o desperdício de água, utilizando esta em sua maioria para as atividades domésticas.

“Pedimos a colaboração da população, pois a cada ano que passa o volume de água no lençol freático reduz. Se cada um fizer a sua parte não vai só está contribuindo com a gestão, mas com toda a humanidade”, concluiu.  

Em se tratando da sede urbana, o abastecimento de água que enfrenta problemas é responsabilizado pela Agência de Águas e Esgotos do Piauí (AGESPISA). Os consumidores que se sentirem prejudicados devem buscar o órgão para solucionar o quadro atual.