Matéria > Agricultura

Agricultores santanenses poderão receber Garantia-Safra em Janeiro, diz secretário

De acordo com ele os laudos é que vão dizer se o município teve perda acima de 50% na safra agrícola ou não.
Paula Monise - 27/12/2017
297 Visualizações
3f050135780486e06857e4efce83.jpg Secretário de Agricultura, Netinho Moura
ASCOM

Os seiscentos e vinte e oito agricultores familiares cadastrados no Garantia-Safra 2016/2017 em Santana do Piauí ainda estão aguardando o resultado da análise dos laudos contendo dados coletados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e o índice pluviométrico no município para saber se receberão ou não as parcelas do programa federal de distribuição de renda. A informação é do secretário municipal de Agricultura, Francisco de Moura Sobrinho, o Netinho. De acordo com ele os laudos é que vão dizer se o município teve perda acima de 50% na safra agrícola ou não.

“Esse índice de perda na safra é que determina a inclusão ou não do município no recebimento das parcelas do programa por parte dos agricultores e agricultoras familiares”, acrescentou o secretário.

Conforme Netinho, dependendo do resultado da análise dos laudos coletados no município e analisados pela assessoria do programa em Brasília-DF, a expectativa é que os agricultores e agricultoras santanenses inscritos no Garantia-Safra 2016/2017, recebam a primeira parcela do programa a partir de janeiro de 2018, juntamente com o pagamento do Bolsa Família.

“Todos os aportes do município foram pagos em dia, só estamos esperando o resultado dos laudos. Se eles apontarem perda na safra agrícola acima de 50%, com certeza os agricultores e agricultoras santanenses inscritos no programa irão receber as parcelas a partir do mês de janeiro”, frisou Netinho.

Garantia-Safra 2017/2018

Ainda conforme o secretário Netinho, para o Garantia-Safra 2017/2018 Santana do Piauí tem 730 agricultores e agricultoras familiares cadastrados. Carecendo apenas a homologação dos mesmos no programa.

“A homologação dos inscritos no Garantia-Safra 2017/2018, assim como nas demais edições do programa, é feito pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, formado pelos poderes Executivo e Legislativo, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Igreja Católica e Associação de Apicultores.

As inscrições para a edição do Garantia-Safra 2017/2018 aconteceram de 14 a 25 de agosto último na sede da Secretaria municipal de Agricultura.

FONTE: Santana Hoje