Matéria > Saúde

I Plenária Municipal de Saúde é realizada em Santana do PI

Evento discutiu a realidade da saúde local, bem foram propostas melhorias para o setor.
Paula Monise - 09/04/2018
330 Visualizações
40b222c625a950484a8511f106dd.jpg Público que participou da Plenária
ASCOM

Na manhã desta segunda-feira (09), a Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde promoveram a I Plenária Municipal de Saúde. O evento realizado no Centro de Convivência, centro da cidade, contou com a participação de servidores do setor, secretários municipais, vereadores, representantes da sociedade civil organizada e usuários da política de saúde pública.

Na ocasião, foram elaboradas propostas com a finalidade de desenvolver a saúde local, assistindo com qualidade a população santanense. As propostas serão incluídas no Conselho Municipal de Saúde e terão vigência para os próximos quatro anos.

A I Plenária Municipal do Conselho de Saúde de Santana do Piauí trouxe como tema central: Aprimorando a Gestão, reafirmando o SUS com qualidade”. A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (Progressistas) fez a abertura da Plenária destacando a importância da constante avaliação dos profissionais e gestão sobre a oferta dos serviços prestados à população.

 “Este evento é uma oportunidade para discutirmos a saúde local, propor melhorias e também avaliarmos o que vem sendo feito, pois nunca estamos prontos. Temos colocado como o objetivo principal o atendimento à população no tocante ao que ela necessita. Somos levados a refletir se a qualidade no SUS é possível? Afirmo que temos avançando nos números de atendimentos, na oferta de especialidades médicas, na ampliação da Farmácia Básica, mas ainda há muito para ser feito”, afirmou a gestora.

Em seguida ocorreu a leitura do Regimento Interno e aprovação do mesmo pelos presentes.

Leitura do Regimento Interno

O conferencista da temática central e enfermeiro, Átila Araújo,  explicou que as propostas necessitam ter relação direta com a realidade municipal, pois algo complexo dificilmente será executado.

“Este é um evento ímpar dentro da saúde pública nacional brasileira, onde a população opina e formula propostas para o melhor desenvolvimento do setor.  Abordamos a realidade da saúde pública no Brasil e municipal, bem como os avanços. Hoje os cidadãos tem vez e voto, então ele vai propor e aprovar as metas. Estou aqui para coordenar os trabalhos e garantir que as propostas pontuadas estejam dentro da realidade do município”, disse o conferencista.

Avanços

Em um ano e dois meses de gestão, a Prefeitura de Santana do Piauí tem conquistado avanços significativos na Saúde. Entre eles, estão a aquisição de dois veículos – uma ambulância e um Fiat Mobi, ampliação no número de atendimentos médicos, oferta de consultas nas especialidades medicas – Pediatria, Cardiologia e Psiquiatria, ampliação da Farmácia Básica nos Postos de Saúde, instalação de novos equipamentos nas unidades de saúde, reforma da Secretaria de Saúde, dentre outros.

No entanto, as ações seguem com a reforma dos postos de saúde nos próximos dias, instalação de uma Academia de Saúde ao ar-livre, instalação de uma sala odontológica na comunidade Lagoa dos Marcelinos.