Matéria > Agricultura

Feira do Produtor, corrida de cavalos e palestra marcam segundo dia de aniversário de Santana do PI

Atividades fomentam a agricultura local.
Paula Monise - 23/04/2018
273 Visualizações
95238acc9905d7557ff454b413e4.jpg Feira do Produtor

O segundo dia do II Festival da Interaçao Social, que celebra os 26 anos de emancipação política de Santana do Piauí, foi marcada por inúmeras atividades voltadas para a comunidade santanense. Dentre elas, Feira do Produtor, onde foram comercializados produtos da terra, produzidos na agricultura familiar, comidas típicas e peças do artesanato local.

Os eventos foram prestigiados pela Prefeita Maria José (Progressistas), secretários municipais, vereadores, lideranças políticas locais, da região e do Estado, além de grande número de populares.

Ronaldo Araújo, apicultor e presidente da associaçao de produtores de mel de Santana do PI

Um dos produtos de maior destaque na feira foi o mel de abelhas produzido por apicultores do município.  O mel santanense tem qualidade orgânica e é exportado para a União Europeia e Estados Unidos, através da central apícula Casa Apis.

Além da exposição do mel santanense na Feira do Produtor, também foi ministrada palestra para os apicultores locais, destacando a importância da cadeia do mel para Santana e região, além do impacto na economia local.

A premiação do primeiro ao terceiro lugares, nas duas modalidades, foi entregue aos vencedores pela Prefeita Maria José (Progressistas), secretário de Agricultura, Netinho Moura, Prefeito de São José do Piauí, Netão Bezerra, líder político Neli Borges, Vice-Prefeito de São José do Piauí, Adailton, e pelo Deputado Estadual Nerinho (PTB).

Prefeita Maria José (Progressistas), visita barraca com mel santanense.

Na feira foi oferecido ainda uma oficina de beleza. Houve também apresentações artísticas, com destaque para o repente nordestino nas vozes dos poetas cantadores locais, Zé Tiago e Zé Lacerda.

O ponto alto do evento foi a premiação dos vencedores da corrida de cavalos, modalidades Cavalo de Raça e Pé Duro. A corrida aconteceu pela manha na Chapadinha da Lagoa, zona rural do município. Os vencedores na categoria Cavalo de Raça são, respectivamente: Paulo, Cícero e Caio. Na categoria Cavalo Pé Duro os vencedores são, respectivamente, Miúdo, Cícero e Breno.

II Festival da Interaçao Social de Santana do Piauí segue até o próximo dia 29 de Abril, com atividades na sede e zona rural do município.

Poetas cantadores Zé Tiago e Zé Lacerda, levaram a cultura da viola até a feira