Matéria > Saúde

Prefeitura de Santana realiza VI Conferência Municipal de Saúde

Evento teve como proposta discutir e fomentar serviços em Saúde com mais qualidade para a população santanense.
Paula Monise - 25/03/2019
248 Visualizações
ad2c8cc9567be10379f36713fa74.jpg Conferência Municipal de Saúde
ASCOM

Nesta segunda-feira (25) a Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde realizou a VI Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na sede urbana, contando com a representação significativa da gestão municipal, profissionais da Saúde, sociedade civil organizada e da população local.

Nesta edição, a Conferência teve como proposta de discussão “Orgulho de ser SUS – Saúde Pública de qualidade na cidade de Santana do Piauí”, numa tentativa de superar as deficiências e trabalhar por mais avanços no setor.

Na ocasião, foi feita a leitura do Regimento Interno da Conferência pela enfermeira Maria Teresa e aprovado por unanimidade pelos participantes. O evento ainda teve como dinâmica a promoção de palestras, debates em grupo e elaboração de propostas.

Leitura do Regimento Interno

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura, abriu os trabalhos da Conferência de Saúde ressaltando a importância da humanização nos serviços ofertados à população local.

“Sabemos das deficiências que ainda necessitamos melhorar nos serviços de saúde ofertados à população. Estamos trabalhando sempre para superá-los, o que tem estado ao nosso alcance, a gestão tem feito, mas também precisamos contar com o apoio dos profissionais, oferecendo maior acolhimento ao usuário, ofertando um serviço mais humanizado”, frisou a prefeita.

Prefeita Maria José

O secretário municipal de Saúde, Francisco Carvalho, o Francisquinho, agradeceu a participação da comunidade no evento, reafirmando o compromisso de fomentar uma saúde de qualidade para todos os santanenses.

“Para nós é uma imensa felicidade ver que a população atendeu ao chamado e hoje participou da Conferência. Sabemos que diante das condições não é possível atender a todos, mas vamos continuar empenhados em trabalhar sempre pela qualidade na saúde de nossa cidade”, disse.

Secretário de Saúde, Francisquinho Carvalho

A programação

A VI Conferência Municipal de Saúde contou com uma programação plural: palestras e debates em grupo. Entre os temas discutidos estiveram: “Situação de Saúde a nível local”, ministrado pela doutoranda Ionara Holanda e “Orgulho de ser SUS – Saúde Pública de qualidade na cidade de Santana do Piauí”, assessorado pelo conferencista Átila Araújo.

Conferencista Átila Araújo no centro da imagem

A palestrante, Ionara Holanda, explicou que a proposta dos temas discutidos é observar e refletir sobre a realidade local, para que de forma efetiva se possa projetar novas ações.

“Buscamos trazer a reflexão sobre o diagnóstico situacional da cidade de Santana do Piauí. Esse diagnóstico abordou quais as doenças prevalentes no município, as ações que a população tem a disposição nas unidades de Saúde, dar uma mapa, uma fotografia de como está. Esse embasamento é muito importante numa Conferência de Saúde porque é a base, o primórdio para que se possam ser elaboradas as propostas de forma concreta.

A Conferência é um mecanismo de participação popular, onde a população tem vez e voz. Evento seguiu com  debates e trabalhos em grupo até a tarde desta segunda-feira (25).