Matéria > Cultura

Missa Solene e procissão marcam encerramento do festejo de São Pedro em Santana do Piauí

Devotos participaram ativamente do festejo religioso.
Renata Santos - 05/07/2023
60 Visualizações
PMSP-IMG-c82fde76ebf4b0e0d21.jpg

A comunidade católica de Santana do Piauí participou na manhã desta quinta-feira, 29 de junho, do encerramento da 85ª Festa em honra a São Pedro, padroeiro do município. Após nove noites de novena, os fiéis mais uma vez lotaram a Igreja Matriz da cidade para a Missa Solene da Festa.

Neste ano, a comunidade católica refletiu o tema "São Pedro, homem da missão, da partilha e da caridade".

Logo após a missa, que foi celebrada pelo padre José Mairton, e concelebrada pelo padre, Ferdiram, aconteceu a tradicional procissão com a Imagem de São Pedro pelas ruas da cidade.


Missa foi celebrada pelo padre Mairton e concelebrada por Ferdiram 

Procissão foi realizada após a missa

Durante todos os dias de novena, os fiéis foram convidados a participar às 18h30, da Reza do Terço e às 19h de missa/novena, e em seguida, das quermesses. Nesta última noite de novena, foi promovido o Grande Leilão.

Para aqueles que não puderam comparecer pessoalmente, as novenas e a Missa Solene foram transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube da Igreja São José do Piauí e São Pedro, possibilitando assim, a participação de todos os devotos.


Fiéis lotaram Igreja todos os dias

"A palavra que resume o que nós celebramos durante esses dez dias é gratidão. Somos gratos a Deus pelas bênçãos derramadas sobre nossa terra, e também porque o povo de Deus correspondeu ao chamamento e veio participar todos os dias deste festejo. Graças a Deus todas as noites foram cheias de devotos que expressavam no rosto a felicidade de participar. São Pedro é aquele que recebeu das mãos de Jesus a chave e tem o poder de abrir a nossa vida, a nossa família para as bênçãos que vem do céu, assim, como também o poder de fechar. A gente reza a São Pedro para que sua chave milagrosa possa abrir a nossa vida e a vida dos nossos fieis para todas as bênçãos que vem de Deus”, disse o padre José Mairton, que coordenou o festejo.


Padre José Mairton coordenou festejo

Presente também na Missa da Festa, a prefeita Maria José falou sobre o festejo. “O nosso povo esteve durante nove noites preparando o seu coração para acolher essa Missa de hoje e para acolher os ensinamentos de São Pedro. Contamos com a presença de muita gente, e mesmo sendo celebrada em uma quinta-feira, Santana do Piauí mantém firme a sua tradição de celebrar os festejos do padroeiro com a presença de um grande número de fiéis da cidade e do interior”, finalizou a gestora.

Prefeita destacou religiosidade dos santanenses

Na Missa Solene da festa também estiveram presentes o vice-prefeito Neli Borges; o prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra; vereadores; secretários municipais e devotos de São Pedro, tanto da zona urbana como também rural.