Matéria > Saúde

Prefeita Maria José garante tratamento gratuito de catarata à pacientes de Santana do Piauí

Renata Santos - 08/05/2024
35 Visualizações
PMSP-IMG-d87f0f891d9c3e7b245.jpg

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Santana do Piauí e o Governo do Estado proporciona aos pacientes a realização de tratamento gratuito de catarata. O mutirão que está sendo realizado na Policlínica, na cidade de Picos, iniciou no último dia 03 e prossegue até o próximo dia 11 de maio. 66 pacientes santanenses estão sendo contemplados.

Os pacientes são transportados graças a iniciativa da gestão “Uma cidade melhor para todos”. Os que residem na zona rural de Santana estiveram na manhã desta segunda-feira, 06, acompanhados do secretário de saúde, Ricardo Carvalho, da coordenadora da Atenção Básica, Valéria Albuquerque, da técnica de Enfermagem, Andressa Carvalho, e da fisioterapeuta, Thays Sousa.

Da esq. p/ dir.: Ricardo Carvalho, Andressa Carvalho, Valéria Albuquerque e Thays Sousa

Do total 31 são residentes na zona rural e 35 na zona urbana. Na próxima sexta-feira, dia 10, o município de Santana será representado novamente com pacientes que residem na zona urbana, de acordo com o secretário de Saúde, Ricardo Carvalho.

“Estamos para ajudar a população tanto da zona urbana quanto da zona rural do município e felizes por mais essa etapa neste ano. A prefeita oferece total apoio, na logística com ônibus à disposição de todo município. A prefeita Maria José sempre está acompanhando e apoiando nossas ações”, acrescentou o secretário.

A prefeita Maria José destacou que o mutirão é de grande importância e que o tratamento gratuito favorece mais qualidade de vida.

“Muitas pessoas podem estar com dificuldades e esse tratamento gratuito oportuniza a elas o direito de poder enxergar novamente. Então é muito importante essa ação e nós como gestores públicos representantes do povo abraçamos essa causa pensando no bem de nossa sociedade”, destacou a prefeita.

Pacientes no mutirão de catarata em Picos

A coordenadora da Policlínica de Picos, Thalita Albano, explicou que neste ano o mutirão atenderá 26 municípios que compreendem o Território do Vale do Guaribas e Picos é o município polo.

De acordo com a coordenadora, nessa primeira etapa são realizadas as triagens que consistem em consultas e exames. “São pacientes que chegam com suspeita de catarata, ou que já realizaram a cirurgia de catara em um olho, mas falta realizar em outro”, destacou.

Diariamente a Policlínica de Picos recebe cerca de 300 pacientes desde que iniciou o mutirão e a expectativa é que até o final sejam atendidas mais de 3 mil pessoas.

A próxima etapa conforme explicou a coordenadora é a realização da cirurgia visto que o paciente em caso de necessidade do procedimento já sai com o pré-agendamento.

Este ano na Policlínica estão sendo realizadas as triagens, e as cirurgias serão feitas no Hospital Regional Justino Luz. “A partir do dia 19 até o dia 28 essas cirurgias estarão ocorrendo no Hospital Regional Justino Luz”, ressaltou esclarecendo que a divisão de dias para os municípios é determinada pela Central de Regulação de Teresina.

A catarata é uma condição ocular caracterizada pela opacificação do cristalino, que é a lente natural do olho. Isso resulta em visão turva, embaçada e, eventualmente, leva à perda progressiva da visão se não for tratada. A catarata é uma das principais causas de cegueira evitável em todo o mundo e pode afetar pessoas de todas as idades, embora seja mais comum em idosos.

O tratamento mais eficaz é a cirurgia de remoção da catarata e substituição do cristalino opaco por uma lente artificial, restaurando assim a visão. É importante realizar exames oftalmológicos regulares para detectar precocemente a catarata e evitar complicações visuais graves.

Fotos

Fotos abaixo por Ascom Santana do Piauí

  •  

  •  

 

  •