O projeto “Amigos da Comunidade”, em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Saúde de Santana do Piauí, deu início nesta sexta-feira, 21 de junho, a um trabalho voluntário de atendimentos de saúde, beneficiando centenas de santanenses. Os serviços estão sendo ofertados em Unidades Básicas com atendimentos nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia.
Veja todas as imagens AQUI!
Cerca de 170 jovens voluntários do projeto estão atuando no município, tanto na zona urbana como rural. Os atendimentos, que seguem também neste sábado, 22, são conduzidos por profissionais formados que trabalham na área da saúde e jovens estudantes de Universidades. Ao longo destes 7 anos de existencia do projeto, 8.180 atendimentos já foram beneficiados com esta ação social.
Os jovens voluntários estão divididos em três Unidades Básicas de Saúde, sendo na sede do município (Isaac Borges), e nos povoados Engano dos Poréns (Justo José Batista), e Barro (Ferreira Santos Brito).
Foi realizado a triagem antes do encaminhamento para os profissionais destinados
A chefe operacional do projeto Amigos da Comunidade, Ana Rafaela, explicou como o projeto consegue realizar vários atendimentos em diversas áreas da saúde. “Atuamos na saúde em diversas áreas; para isso, selecionamos jovens estudantes das universidades e os misturamos com outros profissionais já formados. Estes procedimentos que realizamos são todos supervisionados e, devido à grande quantidade de jovens voluntários, conseguimos realizar vários atendimentos de saúde na comunidade”, disse a chefe operacional do projeto.
Ana Rafaela chefe operacional do projeto
O Secretário de Saúde, Ricardo Carvalho, destacou a parceria que o projeto teve com a Prefeitura de Santana do Piauí. “A Secretaria de Saúde, juntamente com a Prefeitura, entrou com toda a parte logística do projeto. Aqui, fornecemos o transporte, alimentação, as ferramentas, os medicamentos, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também todos os colaboradores que fazem parte da Secretaria de Saúde do município estão ajudando na logística, e aqueles que são profissionais da área estão realizando atendimentos”, frisou o Secretário.
Secretário de Saúde de Santana, Ricardo Carvalho
Seu Anísio Pereira, morador de Santana do Piauí, foi atendido pelos profissionais do projeto e falou sobre sua experiência. “Hoje passei no médico para ele ver minha coluna, minha diabetes, e as enfermeiras mediram várias vezes a minha pressão. O atendimento está muito bom, em todo momento me deram atenção, fui muito bem recebido e atendido”.
Anísio Pereira, morador do município
Finalizando a manhã de atendimentos deste primeiro dia, a prefeita Maria José destaca os pontos positivos da iniciativa e convida toda a população para se fazer presente. “É um projeto muito bom para nossa população, são vários profissionais divididos tanto na parte urbana como na parte rural da cidade. Além do trabalho já realizado por nossos profissionais no dia a dia, o projeto realiza este mutirão de atendimentos com vários profissionais e de diversas especialidades. Tudo está à disposição da população, então convido a todos os santanenses a participar”, relatou a prefeita.
Prefeita Maria José