Matéria > Agricultura

Agricultura de Santana é contemplada com projeto do governo federal para incentivo da cajucultura

Projeto será desenvolvido num prazo de 14 meses com orientação técnica e insumos.
Paula Monize - 01/11/2024
588 Visualizações
PMSP-IMG-796b9d39d7e8619530d.jpg Agricultores e técnicos da EMPLANTA
Paulo Ricardo

Nesta quinta-feira (31), a Prefeitura de Santana do Piauí, em parceria com Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – ANATER realizou reunião com agricultores locais para desenvolvimento de projeto agropecuário com foco na cajucultura. 

O projeto para Produção de Alimentos Saudáveis e Recuperação de Biomas na Região Semiárida, viabilizado pelo governo federal, terá duração de 14 meses e vai atender no mínimo 40 agricultores santanenses. Ao longo desse período, os produtores receberão orientação e incentivo para produção do caju com aacompanhamento de técnicos da EMPLANTA.

O secretário de Agricultura de Santana do Piauí, Francisco de Moura Sobrinho, explicou que o município concorreu ao edital de chamada pública e foi contemplado com investimentos na área técnica. 

“Vamos desenvolver um projeto mais voltado para a área da cajucultura, é um projeto bem vasto que atende também outras culturas. Convido mais agricultores que venham para a secretaria de Agricultura para que possamos repassar essas informações sobre esse projeto tão importante. Os técnicos passarão 14 meses levando mais conhecimento para nossos agricultores", frisou o secretário.

O agricultor, Ronaldo Araújo, destacou que o desenvolvimento será muito importante para a produção do caju, se tornando uma fonte de renda alternativa para as famílias santanenses.

“Eu vejo como um ponto muito importante para o cultivo de caju, por ser árvore que também vai ajudar na produção do caju, castanha e a florada dele é também um alimento para as abelhas", pontuou.

Além do foco na cajucultura, o incentivo ao desenvolvimento das plantações de caju incentivarão a recuperação da vegetação nativa e reflorestamento.