Assistência Social realiza o VII Festival Integrado de Talentos
A secretaria municipal de Assistência Social de Santana do Piauí realizou na noite desta quinta-feira, 30 de junho, o VII Festival Integrado de Talentos, com o tema “ Assistência Social: Você faz parte dessa história”.
O evento teve como cerimonialistas Mayra Rocha e Laisson Leal. Realizado no ginásio Chiquinho Borges com apoio da Prefeitura Municipal na gestão da prefeita Maria José de Sousa Moura, prestou homenagens às pessoas que ao longo dos anos integraram a Secretaria de Assistência Social do município desde a emancipação política.
O VII Festival Integrado de Talentos homenageou em especial a memória de Luís Campos que durante 11 anos foi membro da secretaria. O homenageado foi representado pela família.
Apresentações culturais, coreografias, danças, músicas, recitação de poemas, painel com fotos de pessoas que colaboraram na pasta, juntamente com modelos de fardamentos utilizados ao longo dos anos, abrilhantaram o evento.
Na abertura do evento foram convocados para a mesa de honra a prefeita, Maria José; o vice-prefeito, Neli Borges; a vereadora, Elenilsa Gabriel; a cantora, Flávia Santos; a usuária do grupo Viva a Vida, Francisca Lopes de Sousa; a secretária de Assistência Social, Tarciana Oliveira; a primeira secretária de Assistência Social do município, Inês Borges; a ex-colaboradora, Maria do Carmo (Cainha); a coordenadora do Cras, Patrícia Carvalho; e Lucivânia da Rocha – representando as famílias dos programas sociassistenciais.
Foram mencionados ainda os secretários Glauber Rocha (Esporte), Cintia Nayara (Meio Ambiente), Netinho (Agricultura), Maria Inês (Educação), Layrton Carvalho (Saúde), o vereador Ricardo da Lagoa, o tenente Gomes (Polícia Militar) e Teresinha Carvalho (presidente do Sindicato dos Trabalhadores).
Porta-bandeiras
Os adolescentes Felipe Rodrigues, Heloísa Oliveira e Michel João, do Grupo Jovens em Ação adentraram, respectivamente, com as bandeiras do Piauí, Brasil, e de Santana do Piauí. Na ocasião, autoridades e o público presente se colocaram de pé em respeito ao Hino Municipal de Santana.
Após a execução do hino, houve pronunciamento da prefeita Maria José. Saudando as autoridades e o público em geral, ela destacou que todas as pessoas que passaram pela Assistência Social desde a emancipação política do município, muito contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da sociedade.
“Que coisa boa a gente poder manifestar o talento que é inerente a cada um de nós e é trabalhado em nossos dias buscando fazer com que as pessoas possam demonstrar e com isso incentivar pessoas a também manifestar o talento que cada um tem na dança, na poesia, na arte do fazer. Que possamos estar em outros festivais sempre rendendo mais graças a Deus” destacou Maria José.
A secretária de Assistência Social, Tarciana Oliveira, falou sobre a realização do festival e destacou que foi preparado com muito carinho para todos.
"Gostaria de saudar em especial a prefeita Maria José que sempre está nos apoiando assim como o vice-prefeito Nelo Borges”, disse mencionando as demais autoridades, ex-servidores da pasta e o público. “Queria que vivenciássemos esse momento porque estamos fazendo um resgate de tudo que aconteceu de 20 anos até aqui falando artisticamente […] agradecer a Deus que nos permitiu estar vivenciando esse momento depois de dois anos. A gente preparou com todo carinho”, disse saudando os familiares de Luís de Campos.
Tarciana foi homenageada pela passagem do aniversário com canto de parabéns pela cantora Flávia Santos.
O festival marca também o encerramento das atividades diárias e dá início às atividades de colônias de férias.
A primeira secretária de Assistência Social do município foi Inês Borges. Ela também fez uso da palavra e destacou a importância dos serviços socioassistenciais. Na ocasião convocou todos os servidores e ex-servidores.
"O serviço da assistência é diferenciado porque está ligado às pessoas mais necessitadas do município, as que vivem em situações vulneráveis”, destacou durante agradecimentos e saudações.
Homenagens a Luís Campos
O VII Festival Integrado de Talentos homenageou, Luís Campos, que durante 11 anos (2007 a 2018) integrou a Assistência Social de Santana. A homenagem foi feita por Cintia Nayara que é atual secretária de Meio Ambiente e integrou a Assistência anteriormente. O momento reuniu familiares do saudoso – esposa, irmãos e sobrinhos – e foi marcado por muita emoção.
O irmão, Mury Campos, revelou que a homenagem causou emoção e ao mesmo tempo muita alegria.
“Saber que meu irmão deixou um legado na cidade de Santana a gente fica satisfeito com isso, sabendo que o trabalho que foi desenvolvido aqui realmente deu frutos. Ele era uma pessoa muito dedicada, paciente, muito amoroso e a família não poderia deixar de estar presente em um evento grande abrindo um momento para homenagear meu querido irmão que faz falta não só a Santana, mas na região de Picos”, revelou Mury.
Luís Campos faleceu vítima da Covid-19, no dia 15 de janeiro de 2021, após sete dias de ter contraído o vírus.
FONTE: Cidades na Net