Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Santana do Piauí monta estrutura de apoio na 10° edição do Picos Pro Race 2022; Confira

{{ $post->ma_foto }}

Foram 2 dias de prova, muita intensidade e adrenalina. Neste sábado (02) e domingo (03) aconteceu a maior competição da temporada do Picos Pro Race 2022, se consagrando a maior e melhor prova mountain bike do Norte e Nordeste.


A prefeitura municipal de Santana do Piauí através da administração da prefeita Maria José de Sousa Moura e em parceria com a secretaria de esportes vem apoiando novas modalidades esportivas. Nos 10 anos do evento, Santana do Piauí se torna um dos principais pontos na rota de ida e volta da competição. A prefeitura municipal mobilizou uma equipe para prestar todo o assistência aos atletas, com ponto de apoio na praça São Pedro. 

Neste ano a Picos Pro Race chega a sua 10ª edição, mais de 1200 atletas de 18 estados com percursos que variavam de 20 quilometros até aproximadamente 100 quilometros, passando pelas cidades de Picos, Santana do Piauí e São José movimentando a região. Durante os dois dias de provas, o evento reuniu vários públicos, teve show de forró, equipe da saúde a postos para atendimento, várias marcas patrocinadoras estiveram presentes, com estandes de serviço para os atletas. 

A parceria das secretarias municipais de Saúde, Obras e Agricultura estiveram em ação com uma grande estrutura de tendas disponibilizando ambulância e profissionais a serviço, ponto com chuveiros, além da ofertas de água mineral e frutas para os participantes da prova. 

A prefeita Maria José destaca a importância da parceria com o evento. “ O evento foi sensacional. Ficamos felizes em acolher mais um ano esses atletas, oferencendo toda estrutura de apoio. É uma satisfação que Santana do Piauí seja parceira neste grande evento que é a Picos Pro Race, é uma forma de estar incentivando o esporte e movimentando a economia na cidade com a chegada de vários visitantes que prestigiam a competição.”, concluiu a gestora.

Nessa edição especial do Picos Pro Race teve a participação de atletas filhos da terra que competiram e tiveram bons resultados na prova. 

Ronielton Leal, Glauber Araújo, Genicarlos Araújo e Viviane Moura Legenda


Este é o 9° ano que o atleta Genicarlos Araújo participa do Picos pro Race. Ele iniciou no mountain bike desde de 2014 e hoje como atleta federado, disputou o Campeonato  Piauiense, na categoria M-B1 (40 a 44 anos) uma das categorias mais duras e mais concorridas.  Genicarlos destaca o segredo chave para uma bom desempenho nesse tipo de prova. “ O segredo é ter dedicação e muito treinamento, pois é uma das provas mais duras do nordeste, competição altíssima, com atletas de alta performance, brasileiros e até mesmo estrangeiros. Nos 2 meses próximos da competição, mudo todos os meus hábitos, como: alimentação, hidratação, descanso e aumento da intensidade nos treinos”,pontuou o atleta. 

A paixão pelo ciclismo, e a busca de adquirir mais conhecimentos em competições fez com que Ronielton Leal se motivasse a participar e pela primeira vez da competição, ele explica como foi sua preparação para a prova. “ minha preparação foi de treinos com rodagens mais longas, com mais volume, com média intensidade. treinamento de força, usando execícios que trabalhem mais a  resistência muscular” frisou. 

A profissional de educação física Viviane Moura se desafiou a participar dos dois dias de prova na categoria dupla feminina Ultra, ela destaca que o esporte faz parte da sua vida conseguindo se desafiar nesse tipo de competição superando todos os limites para completar a prova. Para ela é indispensável treino, alimentação saudável e descanso. 


O Secretário de esportes, Glauber Araújo participou do 2º dia de competição, foram 98 quilômetros de superação e conseguiu ser o décimo colocado na categoria Master A1 Classic. Ele destacou que para bons resultados é essencial o comprometimento com o esporte, além de muito treino. Ele explicou a importância que o esporte tem em sua vida: “ o esporte faz parte da minha rotina diária, é extremamente fundamental e está diretamente ligado ao meu bem estar físico e psicológico.“ concluiu o secretário de esportes.